Projeto Literatura em Vídeo

Postado em 29/03/2012 por Livia Vieira Zandomeneghi.

Com informações de Professora Patricia Peres.

Visualizado 458 vezes.


Certo dia, a professora de Língua Portuguesa e Artes do Centro Educacional São Camilo, Patrícia Peres Ferreira Nicolini, abre sua caixa de email e encontra uma mensagem da Editora Abril Educação divulgando um concurso nacional intitulado “II Festival de Literatura em Vídeo”. Interassada pela proposta, entra no site da Editora Abril e descobre que o projeto “Literatura em vídeo” é realizado pela Editora Abril Educação, Editora Ática e pela Editora Scipione com o apoio da MTV e Mixer Produtora no intuito de proporcionar a valorização da leitura de obras literárias como ferramenta fundamental no aprendizado de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, visto que envolve ações de incentivo à leitura e para o desenvolvimento do prazer em ler e ações de incentivo ao contato com as mídias audiovisuais e digitais.

Para tal intenção, o projeto auxilia professores com materiais de apoio pedagógico para a produção de curtas-metragens que contemplem adaptações de obras literárias. A proposta do projeto é que o professor forme grupos de cinco alunos cada e faça a adaptação de uma obra literária em curta com a duração máxima de cinco minutos.

Como a professora é uma apaixonada por literatura e cinema e já havia desenvolvido trabalhos semelhantes com sua turma, como o “Cine Trash” e o “Cine Mistério, resolveu analisar os curtas ganhadores de 2010 e percebeu que seus alunos tinham grande chances de ganhar, uma vez que já  produziram trabalhos similares no decorrer do ano letivo de 2011.

Nesse contexto, o trabalho foi iniciado com a formação de um grupo de alunos dispostos a investirem em um sonho, depois, a escolha e o estudo da obra literária “Ciumento de Carteirinha”, de Moacyr Scliar, que foi adaptada para roteiro. Depois da elaboração da parte escrita, foi planejada e executada a parte de filmagem, que contemplou como locação alguns pontos turísticos de nossa cidade, como o Palácio Bernardino Monteiro e a Casa dos Braga, finalizando com a edição do vídeo.   

Após o vídeo pronto, este foi enviado a Editora Abril que selecionou três vencedores de cada região do país, dos quais o curta “Ciumento de Carteirinha” ficou entre os três melhores da região Sudeste e entre os quinze melhores do Brasil . A editora proporciona uma premiação para cada etapa e o vídeo é exibido no site da editora www.literaturaemvideo.com.br

Sendo assim, a Editora Abril enviou as medalhas e o troféu para o Centro Educacional São Camilo e a instituição realizará a cerimônia de premiação dia 30/03/2012, as 10:30h, no Auditório Ângelo Brusco.