Tur Geo Histórico Científico por Cachoeiro

Postado em 12/03/2012 por Livia Vieira Zandomeneghi.

Com informações de Coordenadora Ana Rita Louzada Coelho.

Visualizado 516 vezes.


Realizaremos, neste dia, um tour geo-histórico e científico por nossa terra para estudarmos questões pertinentes à Geografia, à História e às Ciências. Durante o tour, serão visitados nossos pontos turísticos e estudado a relevância desses locais para a história de nossa cidade, Cachoeiro de Itapemirim. Em cada um desses espaços, serão apresentados os aspectos sócio-econômicos, culturais, históricos, políticos e geográficos. 

Saída: Às 07h no Campus II do Centro Educacional São Camilo e chegada com horário previsto para as 11horas e 30 minutos. O tour ocorrerá no horário das aulas sem comprometer o horário de saída das turmas. A saída, neste dia, para as duas turmas do 6º ano será na 5ª aula, às 11h 50min, após o tour.  

 
. CASA DO ESTUDANTE: Palco de conscientização política e organizacional de nossa juventude. Junto ao Rio Amarelo, afluente do Itapemirim.

.  CASA DOS BRAGA: Lar dos nossos maiores escritores, Rubem Braga e Newton Braga, tantas vezes  reverenciada em suas memórias. Foi construída em 1912.

. CASA DA MEMÓRIA (1920) E LOJA MAÇONICA “FRATERNIDADE E LUZ” (1907): Belas construções preservadas na Rua 25 de Março.

. MATADOURO MUNICIPAL: Construído em 1937, revela a preocupação com a saúde pública, desde aquela época. Hoje funciona como posto municipal de saúde.

. PONTE DOS ARCOS (PONTE FRANCISCO ALVES ATHAYDE): Nomeada assim pelo povo, devido à sua arquitetura, permitindo a ligação dos bairros Coronel Borges e Baiminas. Inaugurada em 1955.

. YOLE CLUBE: Clube de caça e pesca, referência do atletismo do passado.

. ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTO OURO BRANCO: Primeira do gênero no país. Inaugurada em 1912, no Governo Jerônimo Monteiro.

. LICEU MUNIZ FREIRE: Escola modelo dos áureos tempos, inaugurada em 1936 e onde estudaram figuras ilustres da política e das artes de nossa região, assim como Roberto Carlos.

. IGREJA NOSSO SENHOR DOS PASSOS: Construída em 1882. Tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1985, foi a 1ª Igreja edificada na cidade. 
 
. CEMITÉRIO MUNICIPAL:
Originalmente garantia condições igualitárias nos enterros, a partir da cobrança do “Imposto da Vaidade” – os ricos recolhiam o imposto e pagavam as despesas dos pobres. Inaugurado em 1882.

. ANTIGO PORTO DE CACHOEIRO: Porto fluvial por onde chegavam os vapores que traziam, além de mercadorias, novos moradores, para a cidade. Foi o primeiro meio de transporte em forma de concessionária.

. PONTE MUNICIPAL: Nesse local, três pontes se sucederam, transformando a travessia do rio, antes feita por canoas e balsas. A primeira, em madeira; a segunda, toda em estrutura metálica. A atual, “Ponte Fernando de Abreu”, construída em 1954.

. CÂMARA MUNICIPAL: Casa do Poder Legislativo antigo Fórum Municipal, onde hoje também funciona a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Turismo.

. PRAÇA JERÔNIMO MONTEIRO: A praça central da cidade reverenciada pela marchinha de Carlos Imperial. “...A mesma praça, o  mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim... Tudo é igual, mas estou triste, porque não tenho você perto de mim...”.

. CATEDRAL DE SÃO PEDRO: De 1951, homenageia o santo padroeiro, em cujo dia, 29 de junho, se comemora o “Dia de Cachoeiro”.

. PALÁCIO BERNARDINO MONTEIRO: Construído em 1912. Memorável escola, atual sede da prefeitura. Prédio tombado pelo Conselho Estadual de Cultural, em 1985. Funciona em seu interior a Galeria Levino Fanzeres, com exposições temporárias de arte.

. RÁDIO CACHOEIRO: Época de ouro, anos 40 e 50 do século XX, onde Roberto Carlos iniciou sua carreira.
Assim, também, Raul Sampaio, Sérgio Sampaio, Joelma, Altemar Dutra, Darlene Glória, entre outros.
. PONTE DE FERRO: Construída na Inglaterra. Inaugurada em 1910, ligava a capital do Estado, Vitória, à então capital do país, Rio de Janeiro, passando por nossa cidade.

. AVENIDA BEIRA RIO: Um dos principais eixos do sistema viário e onde se localizam hotéis, bares e restaurantes.

. ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: Inaugurada em 1903, ligando Cachoeiro às cidades maiores e às pequenas da região. Palco de importantes movimentos políticos.

. CASA DA CULTURA ROBERTO CARLOS: A casa do Rei! Onde reverenciamos nosso ídolo e suas memórias.

. TEATRO MUNICIPAL RUBEM BRAGA:
Espaço para apresentações teatrais, danças, shows. Possui capacidade para 292 pessoas.

. ILHA DA LUZ: Antiga Ilha da Esperança. Lá foi instalado o gerador de energia elétrica em 1902, movido pelas águas do rio Itapemirim. Cachoeiro foi a 3ª cidade do Brasil a receber luz elétrica.

. FÁBRICA DE PIOS DE AVES MAURILIO COELHO:
Da família Coelho, desde sua inauguração em 1903. Atualmente, os pios, que imitam fielmente os cantos das aves, são utilizados para estudos e observação.
. ILHA DOS MEIRELLES: A maior das ilhas fluviais do Rio Itapemirim.

. CENTRO OPERÁRIO E DE PROTEÇÃO MÚTUA:
Edificado em 1913, foi um centro de lutas, organizações e resistência política.