Viagem de Estudos - Expomar e Paulo Cezar Vinhas

Postado em 11/04/2012 por Livia Vieira Zandomeneghi.

Com informações de Equipe Pedagógica.

Visualizado 380 vezes.


Expomar e Paulo Cezar Vinhas
2º ano - Ensino Fundamental


PROGRAMA:

Visita às cidades de Anchieta e Guarapari.

Em Anchieta, visitaremos o Santuário Nacional Padre José de Anchieta, com um importante acervo histórico. Em Guarapari, vamos à Expomar - uma fantástica exposição da fauna e flora da marinha do Brasil e do mundo e, na Rodovia do Sol, visitaremos o Parque Estadual Paulo Cezar Vinhas.

EXPOMAR:
Na Expomar, encontram-se expostas fantásticas e exóticas espécies da fauna e flora marinha do Brasil e do mundo.
Está entre os aquários com a maior biodiversidade marinha do Brasil. Além dos tubarões, são mais de 100 espécies vivas, mini-manguezal com sistema de marés e aquários de água doce com piranhas do Pantanal, peixe elétrico do Amazonas, trairas e tucunarés.

E ainda: Ouriços, moréias, meros, lagostas, arraias, cação, violas e robalos, peroás, badejos, garopas, cavalo-marinho, ermitão, alevinos e vários peixes exóticos, como por exemplo, o peixe palhaço.

Concluída a visita à Expomar, iremos ao Restaurante Pilão, situado na Praia do Morro, onde será servido o almoço.
E, após o almoço, prosseguiremos até o Parque Estadual Paulo Cezar Vinhas.

PARQUE ESTADUAL PAULO CÉSAR VINHAS:
Mar, lagoas, matas, restinga, ilhas e dunas estão protegidos em uma área de 1.500 hectares que faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado. A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Três Ilhas, posteriormente, incluiu o Parque e todas as ilhas da costa de Guarapari.

Os passeios ao parque e ao arquipélago das Três Ilhas são monitorados por técnicos da Seama. No Parque Paulo César Vinhas, vários caminhos e trilhas levam à lagoa Caraí, próxima à Ponta da Fruta. Ela é mais conhecida como lagoa Vermelha devido à coloração que as raízes das plantas da região dão à água.

O Parque possui 11 km de litoral. Ali, faremos uma pequena caminhada para identificação do ecossistema.
Após visitas, retorno para nossa cidade.