Viagem de Estudos - Petrólolis

Postado em 24/05/2012 por Livia Vieira Zandomeneghi.

Com informações de Equipe Pedagógica.

Visualizado 417 vezes.


Petropolis - Nossa Cidade Imperial
8ºs anos Ensino Fundamental - Dias 23, 24 e 25 de maio


1º DIA: CACHOEIRO – PETRÓPOLIS  
     
Embarque: Na Antiga Estação Ferroviária – Linha Vermelha, às 06:00 horas.
Saída de Cachoeiro com destino a Petrópolis, situada no alto da Serra da Estrela, no estado do Rio de Janeiro, conhecida como a única “Cidade Imperial das Américas”.
Chegando em Petrópolis, almoço e hospedagem.
Logo após, faremos o reconhecimento da cidade em um tour panorâmico, passando por locais, como: Palácio Cristal, Casa do Barão de Mauá, o Palácio Amarelo, Casa do Barão do Rio Branco, dentre outros.

2º DIA: PETRÓPOLIS            
Após café, sairemos para conhecer os mais importantes pontos turísticos da cidade em um maravilhoso tour:
Museu Imperial: Antigo Palácio Imperial, em estilo neoclássico. Seu acervo reúne vários objetos dos paços do Rio de Janeiro e de modo geral, tudo o que concerne ao Brasil Império, como o manto Imperial, a coroa de D. Pedro I e de D. Pedro II, as viaturas da Família Imperial, etc.

Sarau Imperial: O Museu tem como novidade o Projeto “Um Sarau Imperial”, que apresenta a interatividade entre as personagens e o público como forma de suscitar comparações entre o passado e o presente, estimulando, ao mesmo tempo, a reflexão crítica sobre as mudanças ocorridas no país. O Sarau conta ainda com declamação de poesias e conversas sobre assuntos políticos, sociais e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial. 

Obs. O Sarau Imperial acontecerá com o mínimo exigido de 100 pessoas, entre os visitantes do museu, para realização da atividade.

Catedral de São Pedro de Alcântara: Em estilo neogótico, tem mausoléu com os restos mortais de D. Pedro II, D. Teresa Cristina, Conde D`Eu e Princesa Isabel.

Palácio da Princesa Isabel:  Belo exemplar do estilo neoclássico, construída entre 1849 e 1857. Centro cultural, exposição de objetos da princesa Isabel e do Conde D`Eu.
Ali nasceu D. Pedro I.

Palácio de Cristal: Fabricado na França, chegou ao Brasil em 1879 e foi inaugurado em 1888. É um representante perfeito do novo estilo arquitetônico induzido pela Revolução Industrial.

Casa de Santos Dumont: Chalé alpino francês. O principal interesse da casa está nos detalhes que revelam a inventividade do proprietário.

E, à noite, assistiremos ao espetáculo “Som e Luz Petrópolis” - Um show vibrante que conta os fatos mais marcantes da nossa história, de uma maneira como você nunca imaginou ver, nem ouvir. Um espetáculo que reúne cores, luzes, sombras, tecnologia e efeitos especiais.

3º DIA: PETRÓPOLIS – CACHOEIRO            
Após café, visitaremos o Palácio Quitandinha: Em estilo normando francês, já abrigou um hotel-cassino. Dentre muitos acontecimentos, foi no “Quitandinha”, assiduamente freqüentado pelo todo poderoso Getúlio Vargas, que os países americanos assinaram a declaração de guerra do “Eixo”.

Após nosso almoço, deixaremos Petrópolis para retornarmos à nossa cidade. Chegada com horário previsto de 23:00 horas.