Viagem de Estudos - 6º ano

Postado em 27/06/2012 por Livia Vieira Zandomeneghi.

Com informações de Coordenação - Ensino Fundamental II.

Visualizado 464 vezes.


Viagem de Estudos rumo ao Litoral e a Serra do Lagarto - 6° ano do Ensino Fundamental II
25 à 27 de junho de 2012


1º DIA: CACHOEIRO – PEDRA AZUL

Saída de Cachoeiro às 06h30min.

EMBARQUE E DESEMBARQUE: Na antiga Estação Ferroviária – Linha Vermelha.
Iniciaremos nossa viagem descobrindo um pouco da história e dos encantos do nosso estado. O primeiro local a ser visitado será o Parque Estadual da Pedra Azul.


PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL: Magnífico conjunto natural de rochas graníticas e uma vegetação exuberante que domina a paisagem, proporcionando grande encantamento. Seguindo pela trilha do lagarto, iremos em direção à Pedra Azul, a qual vai se agigantando à medida que nos aproximamos do exuberante “lagarto”, que parece escalar a famosa Pedra Azul , que por sua vez possui a coloração verde-azulada devido à associação de fungos e liquens, sinal de que não existe poluição no local.  Caminhando um pouco mais, alcançaremos a Pedra do Lagarto, de onde poderemos explorar toda a beleza da região. Nesse trajeto, nos deparamos com um trecho de grande desafio para o nosso espírito aventureiro, onde será preciso subir, com total segurança, apoiado por cordas, aproximadamente uns 60 metros, contemplando o que há de mais bonito nessa etapa, fazendo a trilha do lagarto e a trilha das piscinas naturais.

Logo após visita ao parque, iremos para a Pousada Domaine Ile de France, onde almoçaremos e teremos um lanche colonial no final da tarde.

 
POUSADA DOMAINE ILE DE FRANCE: Possui uma estação agroecológica que integra o conjunto harmônico da Pedra Azul. É a única com certificação orgânica do Governo Federal e do Instituto Biodinâmico (IBD). Seu foco maior é a produção orgânica de alimentos, sendo o primeiro frango orgânico certificado do Brasil.
Após almoço, faremos o tour Circuito da Seriema, realizado com um guia local, circulando toda a Estação Agroecológica Domaine Ile de France, onde será apresentado aos alunos todo o projeto de agropecuária orgânica/biodinâmica, ampliando seus conhecimentos sobre produção orgânica de alimentos.

À noite, os alunos assistirão filmetes da bibliovideodvdteca da pousada.

 

2º DIA: PEDRA AZUL – DOMINGOS MARTINS – VITÓRIA
Após café da manhã, ainda na Pousada Domaine Ile de France, faremos uma caminhada ao Mirante Du Roi, o ponto mais alto da fazenda, com 980m de altitude, com vista para a pedra Azul e Forno Grande. Ali, aprofundaremos nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula, consolidando-os para a vida e o mundo em matéria de preservação ambiental, proteção das águas e matas e ainda, o aproveitamento de águas das chuvas.
Na possibilidade, desfrutaremos de um belo banho em água pura da montanha em piscinas naturais e de água mineral.
Após, deixaremos a pousada e seguiremos viagem para Domingos Martins.
O município de Domingos Martins foi colonizado por alemães, pomeranos e italianos, que a partir de meados do século XIX deixaram a Europa para começar uma vida nova no Brasil.
Os primeiros a chegar foram os alemães, em 1847, quando fundaram em Santa Isabel, neste município, a primeira colônia alemã no Espírito Santo. O grupo era formado por 39 famílias.
Em 1921, o município de Santa Isabel passou a denominar-se Domingos Martins, em homenagem ao herói capixaba Domingos José Martins, que nasceu em 1781 no município de Itapemirim.
Para conhecer um pouco da história e da cultura da cidade, visitaremos alguns dos seus atrativos:

  • Casa da Cultura e Museu Histórico: conta com um acervo de fotografias, documentos, objetos e móveis que pertenceram aos imigrantes e descendentes de alemães, pomeranos e italianos que colonizaram o município. Além do museu, o espaço oferece sempre exposições de temas variados e atua como ponto de informações turísticas.
  • Igreja Luterana: Foi a primeira Igreja Luterana da América Latina a possuir torre.

Após almoço, seguiremos viagem para Vitória. Chegada e hospedagem.

 

3° DIA: VITÓRIA – VILA VELHA – ANCHIETA – CACHOEIRO
Após café da manhã, iremos à Vila Velha.
Em Vila Velha, visitaremos a enseada histórica da Prainha, local onde aportou o primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.  É o local onde começou a colonização do nosso estado.

  • Convento da Penha: Patrimônio histórico e religioso do Espírito Santo. Foi fundado em 1558, pelo Frei Pedro Palácios e está localizado a 154m de altitude, cercado por flora exuberante. Possui em seu acervo uma das telas mais antigas em solo americano – Nossa Senhora das Alegrias, da Escola Ibérica do início do século XVI.

Após visitas, seguiremos para Anchieta, onde faremos um passeio enriquecedor pelo Rio Benevente.

No percurso, faremos uma parada em Guarapari para almoço.


RIO BENEVENTE E RUÍNAS JESUÍTICAS
: Sua foz se dá em Anchieta, onde completa um curso de 70 Km, desde a sua nascente, na Serra do Castelo. O Rio Benevente e boa parte de seus afluentes tem servido como via de transporte e comunicação desde os tempos remotos. Atualmente, esta condição de navegabilidade está prejudicada pelo crescente assoreamento de seus leitos. A vegetação exuberante emoldurada por um extenso manguezal que compõe o estuário do Rio Benevente, possui uma área de aproximadamente 630 ha de cobertura vegetal e tem como principais espécies vegetais, o Mangue Vermelho, o Mangue Preto, Siriba e como espécies animais de valor econômico como o Caranguejo, o Siri, o Siri Azul, o Goiamun, a Tainha, o Robalo, a Carapeba, e Ostras. O Manguezal que compõe todo esse cenário foi transformado na Estação Ecológica Municipal Papagaio.

Faremos um passeio de barco por esse maravilhoso rio através de um dos seus afluentes, o Rio Salinas, aonde chegaremos ao Sítio Arqueológico das Ruínas Jesuísticas, como são chamadas. Possuem 32 colunas redondas e quadradas. Supõe-se que o local tenha sido uma salina clandestina, por isso são também conhecidas como Ruínas Misteriosas. Próximo às ruínas, há um cemitério indígena e vestígios do que pode ter sido uma das maiores aldeias indígenas do Brasil, a Aldeia de São Pedro, que tinha cerca de nove mil integrantes quando os portugueses por ali chegaram.

Após, retorno para nossa cidade.

Chegada com horário previsto para as 19h.


INCLUINDO:

  • Ônibus de turismo com ar, tv, dvd, frigobar e som ambiente;
  • Serviço de bordo;
  • Hospedagem em Pedra Azul e Vitória;
  • 03 cafés da manhã;
  • 03 almoços;
  • 01 lanche colonial;
  • Traslado para o Parque Pedra Azul e entrada;
  • Traslado de van ao Covento da Penha;
  • Passeio de barco pelo Rio Benevente;
  • Tour no Circuito da Seriema e visita ao Mirante com guia local;
  • Entrada em todos os locais mencionados no programa;
  • Acompanhamento de professores;
  • Guia Ecotour Brasil acompanhando toda a viagem.