Alunos da equipe Lego Lords do Centro Educacional São Camilo visitam Geriatra pioneira em Cachoeiro de Itapemirim para projeto de pesquisa da FLL 2012.

Postado em 27/11/2012 por Renata Terra.

Com informações de Lívia Borelli e Simone Capucho..

Visualizado 1988 vezes.


No dia 8 de Novembro, nós, alunos da equipe de robótica da São Camilo, Lego Lords, juntamente com nossa professora orientadora Simone Capucho, fomos ao consultório da Dra. Maria Eugênia de Azevedo para entrevistá-la, como parte do nosso projeto de pesquisa da FLL 2012.

 

Como tema deste ano é Seniors Solutions, ou seja, os idosos, nada melhor do que uma geriatra para nos ajudar a conhecer um pouco mais sobre os problemas enfrentados pela 3ª Idade atualmente.

 

Em nossa entrevista, a Dra. Maria Eugênia  nos disse que antigamente as principais causas de morte e os principais problemas dos idosos eram ocasionados por causas externas, como infecções, por exemplo. Porém,hoje em dia, como a própria geriatra citou "As pessoas morrem por causa delas mesmas", o envelhecimento é biológico. As doenças mais preocupantes, e que estão causando muitas mortes dos idosos brasileiros, são a diabetes e a hipertensão.

 

Os dados sobre a hipertensão são preocupantes, pois hoje se estima que dentre os idosos a partir de 65 anos, 59,7% deles são hipertensos, segundo dados do Ministério da Saúde.

 

Aproveitando a fala da médica sobre hipertensão, apresentamos nossa solução inovadora que está relacionada a essa doença. A Dra. Maria Eugênia gostou muito do  nosso projeto e aproveitou para  nos instruir naquilo que ela considerou ser melhor dentro da nossa proposta, pontuando para nós dados  e alternativas.

 

Ao final da entrevista, a doutora enfatizou que o envelhecimento começa assim que nascemos, e que a prevenção deve começar cedo. Uma vida saudável, ativa e feliz é o segredo para um bom envelhecimento que certamente será inevitável a todos.