Inclusão Social

Postado em 01/11/2012 por Renata Terra.

Com informações de Professora Roberta Alves.

Visualizado 1656 vezes.


Os alunos do 2ºv1 da professora Jane assistiram uma história contada pela professora Roberta Alves, sobre Inclusão Social. Eles conheceram através da turma da Mônica diferentes personagens da história que tinham alguma deficiência.

 

Os alunos conversaram e tiraram algumas dúvidas sobre a inclusão e até contaram alguns casos com que eles convivem no meio social.

 

O movimento da educação inclusiva fez aflorar a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, dando visibilidade para a situação de exclusão no processo educacional e os avanços mostram o processo de transformação e refletem uma nova visão do direito à educação que começa a transpor a concepção tradicional de ensino, alterando as concepções sobre a educação das pessoas com deficiência.

 

A discussão sobre as diferentes percepções e experiências de inclusão e exclusão no contexto da escola apresenta dimensões consideradas essencial para que possamos dar novos sentidos à educação dessas pessoas. Nesse contexto, os alunos detêm uma participação ativa, auxiliando-nos a construir, juntos, algumas propostas que levem a uma formação orientada para a inclusão em educação.

 

“Escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias criando comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos.”

 

Declaração de Salamanca -1994