A importância do Xadrez na sala de aula

Postado em 12/12/2012 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Xadrez, Kelly Siloti.

Visualizado 3493 vezes.


O Centro Educacional São Camilo tem um grande diferencial em sua matriz curricular: a disciplina de Xadrez, em que uma vez por semana, o aluno tem a oportunidade de praticar esse jogo de estratégias milenar e que, além de nos proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração, nos permite vivenciar situações de respeito, de tomadas de decisão, de saber enfrentar a derrota, de organização e tantos outros valores importantes.

 

Cercado por muitas histórias e lendas, o XADREZ fascina quem se propõe a conhecer sua trajetória ao longo da História.

 

Para iniciar, é muito importante conhecer e saber identificar as peças, sua função no jogo e a relação que elas têm com a vida real.

 

O REI, por exemplo, é o líder do exército. Um grande estrategista! Precisa ser protegido por seus súditos e só pode andar uma casinha de cada vez, afinal, além de ser velhinho, não pode se arriscar, não é mesmo? É respeitado por todos.

 

A DAMA é a esposa do Rei. Jovem e bonita! É a peça mais valiosa e poderosa do jogo. Mas mesmo assim é obediente ao Rei.

 

O BISPO se destaca por sua capacidade de amizade. É fiel ao Rei e à Dama, além de ser muito estudioso e organizado.

 

O CAVALO é o meio de transporte da realeza. É a única peça do jogo que pode saltar sobre as outras. É muito útil no reino, é bem tratado, bem alimentado e respeitado, como todos os animais devem ser!

 

A TORRE representa o castelo, por isso ocupa o canto do tabuleiro. Por ser mais alta ajuda na vigilância do reino.

 

O PEÃO é a peça que aparece em maior quantidade no jogo. Representa o soldado e é uma peça muito fiel e leal ao Rei. Nunca recua, nem diante dos desafios.

 

Pois é, já deu pra perceber que o Xadrez está diretamente ligado a muitos valores importantes, os quais temos que compartilhar todos os dias em nossa vida.

 

De uma maneira bem lúdica e interativa a Profª Kelly procurou ministrar suas aulas e proporcionar aos seus alunos muitas descobertas interessantes!

 

Parabéns, meus queridos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, pela realização das atividades. Foi muito bom conhecer alguns e trabalhar mais uma vez com outros, e perceber o quanto vocês gostam e participam das aulas de xadrez.

 

Este ano já está se encerrando, mas é muito bom saber que estaremos juntinhos no próximo ano e com muitas novas e intrigantes descobertas a fazer sobre o fantástico mundo do xadrez.