Seminário de estudo: Aprendizagem em ação

Postado em 11/12/2012 por Renata Terra.

Com informações de Professoras dos 4ºs anos do Fundamental I.

Visualizado 880 vezes.


Os alunos dos 4° anos do Centro Educacional São Camilo - ES apresentaram para os pais e responsáveis o Seminário da viagem de estudo às Serras Capixabas. Na ocasião, os alunos fizeram a conexão entre o conhecimento adquirido em sala de aula com o que viram e ouviram durante a viagem.

 

Como se estivessem nas caravelas de Cabral, os alunos representaram o encontro de índios e portugueses, culturas diferentes que deram início à população brasileira. Abordaram, também, a importância da cafeicultura para a economia brasileira e para a vida dos imigrantes representados em seus descendentes em Venda Nova do Imigrante.

 

Viram que o trabalho duro do passado nas plantações da café, hoje, tem a presença da tecnologia que tanto auxilia os trabalhadores desde o plantio até a comercialização do produto. Esses conceitos tecnológicos também foram representados por nossos alunos em nosso seminário, demonstrando que eles têm aprendido direitinho com as aulas de Educação Tecnológica.

 

Nessa viagem, nossos alunos viram que, apesar da luta pela sobrevivência, os descendentes dos italianos conservaram-se dóceis e amigáveis. Isso ficou claro quando eles representaram a visita que fizeram ao Bazar Comunitário e o aprendizado adquirido com a atitude das “tiazinhas” que doam seu tempo e sabedoria na manipulação das ervas medicinais que são distribuídas na Farmácia Fitoterápica e que beneficiam a população carente da região e que nossos alunos também representaram por meio de uma paródia.

 

Neste seminário, os 4º anos confirmaram que o investimento da família na viagem agregou a eles satisfação, conhecimento e aprendizado. Dentre todos, deixaremos registrado um que eles representaram tão lindamente, na receita simbólica a seguir: “Biscoitinhos recheados de Amor”. Não é nada, nada difícil de fazer, observem:

 

Coloque 1 quilo e meio de amor num recipiente de vidro.

 

Acrescente 1 xícara e meia de paciência e mexa bem devagar.

 

Para dar sabor, coloque 1 pitada de carinho. Continue mexendo, bem devagar.

 

Em seguida, aos poucos, acrescente 1 litro de cuidado, mas aquele cuidado especial, e continue mexendo, sem parar.

 

Para dar um toque todo especial à receita, acrescente 1 colher de beijinhos, bem fresquinhos.

 

Misture tudo, bem direitinho, por 5 minutos. Asse em forno bem quentinho, aquele do coração. Depois de pronto, sirva a quem você ama, dando um delicioso abraço.