A Literatura transformada em vivência do mundo imaginário é coisa séria na Ed. Infantil.

Postado em 18/02/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora da Educação Infantil, Cristiane Ferri V. de Souza.

Visualizado 1219 vezes.


Nessa sexta-feira, dia 15 de fevereiro, as crianças da Educação Infantil vivenciaram o mundo da fantasia por meio de um momento privilegiado de contação de histórias infantis, o que para a equipe de educadores da Educação Infantil do Centro Educacional São Camilo, é momento muito “sério” e privilegiado.

 

 

A escola valoriza muito as experiências das crianças com a literatura, oportunizando não só a ida à biblioteca infantil, mas organizando ações utilizando-se dos contos de fadas, das fábulas e outras histórias do mundo das crianças, em diversas linguagens.

 

Os recursos para que essas experiências com a literatura se concretizem também são determinantes para que os objetivos sejam alcançados, e, hoje, podem-se contar, além do livro, com aventais estilizados, fantoches e dedoches diversos, filmes, internet e, também, a própria arte de contar histórias utilizando-se, apenas, do recurso vocal e corporal.

 

O mais importante disso tudo é que a escola se preocupa com essa geração de crianças que corre o risco de perder as vivências imaginárias oportunizadas pela literatura, pois o mundo virtual, liderado pelos jogos eletrônicos, tem sido, em vez de aliado, desafiador no sentido de desviar o interesse das crianças pela magia da literatura infantil, culturalmente construída pela sociedade no decorrer dos tempos, e que não pode ser substituída, pois têm o poder de trabalhar a formação do autoconceito pela criança, influencia na construção da identidade, nas relações interpessoais e, quando bem trabalhadas, tornam-se INESQUECÍVEIS.