Escola promove reunião e estreita parceria com os pais

Postado em 28/02/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora do Ens Fundamental I - Thaís Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1051 vezes.


No dia 27/02, iniciou-se, no Ensino Fundamental I do Centro Educacional São Camilo- ES, o Ciclo de Reuniões entre Escola e Família, pois se acredita que é preciso cuidar, com afinco, da educação de seu filho, nossa criança.

 

Dando início à reunião de Pais, a Diretora Pedagógica da Escola, professora Edna Maria Valory, realizou, junto às famílias, uma dinâmica com bolas em que os pais tinham de cuidar das bolas para que não caíssem. Após a dinâmica, a diretora realizou uma reflexão acerca de como os pais, mesmo com todas as atribuições do cotidiano devem estar JUNTOS de seus filhos, sendo presentes para eles e reafirmou as responsabilidades de cada um, família e escola, na educação de nossas crianças. Lembrou ainda, que cada um tem suas responsabilidades e que deve cuidar de sua parte no processo para que o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança não seja prejudicado.

 

Após a reflexão, deu continuidade à reunião apresentando os professores e coordenadoras do segmento, bem como as disciplinas e funções desempenhadas. Em seguida, enfatizou a proposta pedagógica da escola, o processo de avaliação da Instituição e as normas disciplinares adotadas pela mesma, bem como indicou uma leitura reflexiva do educador e psiquiatra Içami Tiba para auxiliar os pais na missão, dura e doce, de educar.

 

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do segmento de Ensino Fundamental I, a professora Thais Engelhardt Veronez Damasceno, “participando das reuniões proporcionadas pela escola, a família conhece suas expectativas em relação ao trabalho realizado com a criança e os pais ficam sabendo exatamente como é o dia-a-dia dela  na escola”.

 

Se os pais frequentam as reuniões promovidas pela escola e mantêm um diálogo constante com os profissionais que participam da educação de seus filhos, provavelmente sentem-se mais seguros, pois a relação entre a escola e os pais se estreita e acontece a  cooperação com o aprendizado dos alunos. Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências e, nesses momentos de reuniões, há uma abertura equilibrada para tal ação.

 

Pais, vocês ajudam nossa escola a fazer um ensino de qualidade para seu filho, fortalecendo nossa parceria. Por isso, participem  sempre!