Bolsa dos sonhos para a realidade...

Postado em 13/03/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora Vanessa Juriatto.

Visualizado 1268 vezes.


Durante o trabalho com o tema PAINEL DE POEMAS no módulo I dos sextos anos, os alunos foram oportunizados a fazer a leitura do poema “O trem”, escrito por Roseana Murray. O poema retrata uma atmosfera em que uma menina viaja de trem e, com nariz achatado na vidraça, enlaça a paisagem com seu olhar encantado. Para essa viagem, a menina leva uma bolsa com pérolas coloridas, girassóis e margaridas, anõezinhos de voz fina e afinadas flautas mágicas. Além disso, há, na bolsa, SONHOS alegres e tristonhos.

           

Nesse contexto, foi proposta para os alunos uma atividade de produção da BOLSA DOS SONHOS. Em sala, eles confeccionaram a bolsa utilizando jornal, papel colorido e enfeites diversos. Dentro dela, colocaram imagens, objetos preferidos e uma lista com no mínimo cinco SONHOS, que alguns quiseram partilhar em uma conversa informal feita posteriormente. O envolvimento dos alunos era notório, visto que participaram de seu processo de aprendizagem.

           

“O objetivo principal da atividade foi fazer com que os alunos vivenciassem esse universo poético proposto por Roseana Murray, porque poesia é vida.”, afirmou a professora Vanessa Juriatto S. Pedroni, idealizadora da atividade.