Transformando informações em conhecimentos

Postado em 05/03/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora do 3ºV, Patrícia Gava.

Visualizado 1185 vezes.


A aprendizagem se torna mais significativa quando a criança consegue interagir com o meio a partir das informações recebidas, assim ela poderá transformá-las em conhecimento. Como nos diz Içami Tiba, em uma de suas obras: “Hoje estamos na Era do Conhecimento, que é a informação em ação, em uso.”

 

É o que aconteceu nos últimos dias com o 3º ano V1 nos estudos sobre OS ABRIGOS DOS ANIMAIS e SIMETRIA.

 

Durante as aulas de Ciências, os alunos exploraram o ambiente escolar em busca de abrigos de animais. Para a nossa alegria, a Escola São Camilo proporciona aos alunos um espaço como nenhuma outra, onde os alunos durante suas explorações puderam descobrir a existência de diversos abrigos, como: ninhos de passarinhos, tocas, formigueiros, cupinzeiros e teias de aranha.

 

A partir das descobertas e de discussões durante a exploração e em sala de aula, os alunos compreenderam a importância dos abrigos para os animais e admiraram a capacidade que eles têm para arquitetá-los.

 

Nas aulas de matemática, a professora Patrícia proporcionou aos alunos um momento lúdico de aprendizagem sobre simetria. Os alunos aprenderam através do próprio corpo a construir o conceito do conteúdo estudado, bem como explorando o ambiente escolar e encontrando nele diversos elementos nos quais identificaram os eixos de simetria.

 

A partir das experiências supracitadas, podemos compreender melhor a proposta de estudo para os 3ºs anos do Ensino Fundamental neste ano letivo, em que o aluno recebe as informações e, junto com a professora busca a sua aplicabilidade e assim, num processo interno, as transforma em conhecimento.