Dia da Poesia comemorado todos os dias

Postado em 15/04/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora do Ens Fundamental I - Thaís Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1057 vezes.


2013, ano do Centenário de Vinicius de Moraes, um motivo a mais para vivermos, no dia-a-dia, a poesia e os encantos desse tipo de texto.

 

Por isso, o Dia Mundial da Poesia, 21 de março, foi decretado em 1999, pela UNESCO e tem como principal objetivo incentivar a diversidade linguística e apoiar, mediante a poesia, as línguas em extinção. Além disto, este trabalho visa favorecer o desenvolvimento, o ensino da poesia, o restabelecimento do diálogo entre a poesia e outras artes e a criação, de uma imagem positiva da poesia como uma arte verdadeiramente contemporânea e aberta às pessoas.

 

Visando alcançar esses objetivos, as professoras estão desenvolvendo projetos poéticos de incentivo a essa tipologia textual tais como: Varal Poético, em que os alunos dos 4ºs anos declamaram seu amor e admiração pela escola; Vinícius de Moraes em versos e declamações, pelas quais as crianças se envolvem e vivenciam toda essa atmosfera poética.

 

Confiram, nas fotos a seguir, alguns momentos de nossos alunos vivenciando a poesia em seus fazeres cotidianos na escola.