Poesia é brincar com as palavras

Postado em 01/04/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora Vanessa Juriatto Pedroni.

Visualizado 2215 vezes.


“Como se brinca com bola, papagaio, pião...”. Os versos da poesia Convite, escrita por José Paulo Paes, foram o foco do trabalho realizado pelos alunos dos 6os e 7os anos nas aulas de Língua Portuguesa, Artes e Produção de Texto, que aconteceram com o objetivo de evidenciar o Dia da Poesia, comemorado em 14 de março.

 

Durante essas aulas, os alunos selecionaram, leram, interpretaram e produziram poesias, porque as palavras “quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam”, como já afirmara José Paulo Paes.

 

Como culminância da SEMANA POÉTICA, a Coordenação, representada pela professora Miria, reuniu o segmento na sexta-feira, dia 15 de março, para que todos assistissem à apresentação de alguns alunos que se propuseram a declamar poesias. Além desse momento, os alunos dos 7os anos, Giuseppe e Pedro Ivo, caracterizados e acompanhados pelo professor Lucas, que leciona Geografia, fizeram uma homenagem a Vinicius de Moraes que, neste ano, tem, também, seu centenário comemorado. Eles cantaram e tocaram músicas produzidas Vinicius de Moraes e seu inseparável amigo Tom Jobim. Logo após, as professoras Flávia, que leciona Matemática, e Kelli, que leciona Ciências, declamaram poesias. Para finalizar, a poesia Convite foi declamada pela professora Vanessa Juriatto, que leciona Língua Portuguesa.

 

Além dessas, outras atividades significativas foram realizadas, como o CORREIO POÉTICO, um verdadeiro sucesso, e a produção de um PAINEL DE POEMAS, exposto no corredor do 3o andar, organizado pela professora Giovana, que leciona Produção de Texto e Artes.

 

É por acreditar nesse fazer pedagógico que o Centro Educacional São Camilo quer fazer um convite a você, leitor: “Vamos brincar de poesia?”.