A "Beijajela" brinca com elas!

Postado em 24/05/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora Fabiana Ramos.

Visualizado 4059 vezes.


Com o objetivo de entender instruções em um texto e segui-las de modo a produzir o objeto proposto, os alunos dos 2ºs anos do Centro Educacional São Camilo produziram uma  “Beijajela” que é a confecção de um beija flor feito de berinjela.

           

Para essa atividade, os alunos trouxeram materiais como berinjela e alcachofra para que por meio deles o objeto sugerido ganhasse forma. Dessa maneira os alunos interagiram com curiosidade e produziram de maneira significativa um objeto que teve como suporte o texto instrucional e ganhou vida como personagem em produção de ficha e desenho.

           

Além de entrar em contato com a tipologia textual de instrucionalidade, essa atividade ainda envolveu o assunto consumo que foi motivado por um texto sobre crianças de uma região pobre do estado do Pará. Por meio desse texto, os alunos viram que existem crianças que fazem seus próprios brinquedos utilizando alguns materiais naturais.

           

Dentro dessa contextualidade, com um “jeitinho criança” de aprender, os alunos dos segundos anos foram costurando seus saberes e ampliando seus conhecimentos, percebendo que além da diversão tecnológica existem outros tipos de diversões que podem acontecer de maneira muito simples e natural.