Pequenos Engenheiros na arte de representar

Postado em 06/05/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora do 3º ano V1, Patrícia Gava.

Visualizado 531 vezes.


Durante a 1ª unidade desenvolvemos muitos trabalhos que proporcionaram a aquisição de conhecimentos. Mas um trabalho desenvolvido pelos 3ºs anos merece um destaque especial: a construção da maquete da nossa escola.

 

Não foi um trabalho simples de ser desenvolvido, pois representar um espaço tão amplo e cheios de detalhes como a nossa escola, só mesmo com um bom trabalho em grupo.

 

Antes foi necessário percorrer com a turma os espaços da escola e discutir em sala de aula como cada um seria representado na maquete. Após, dividimos o grupo em pequenas equipes para, a partir daí, cada equipe se organizar e dar início ao trabalho.

 

A montagem da maquete foi um trabalho detalhado, realizado no decorrer de uma semana durante as aulas de História e Geografia. Mas, em alguns momentos a montagem acontecia no decorrer de outras aulas, para que o trabalho não se estendesse por muito tempo.

 

Foi uma atividade muito rica em objetivos, pois proporcionou aos alunos trabalhar noções de espaço, distância, proporção de tamanhos, vizinhança, ordem e sucessão. Também aprenderam noções de como desenvolver um trabalho em grupo, o que exige manter um clima de cordialidade, evitando desentendimentos, polidez, respeito ao esforço e a opinião de cada um, ficar concentrado no desenvolvimento do trabalho e fazer a sua parte da melhor forma possível, pois sabiam que o sucesso do grupo dependia do bom desempenho de cada um.

 

Após a conclusão da maquete, os alunos ainda representaram a nossa escola por meio de uma planta baixa, onde transformaram uma representação tridimensional em uma representação bidimensional: da maquete à planta baixa da escola.

 

Com certeza este trabalho ficará na memória dos nossos alunos por muito tempo, e quem sabe ainda  não os ajudará a decidir seu futuro profissional !