Ações simples sensibilizam as crianças e ensinam a cuidar do Meio Ambiente

Postado em 10/06/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora da Educação Infantil, Cristiane Ferri.

Visualizado 1560 vezes.


Para “ensinar” às crianças da Educação Infantil é preciso compreender, primeiramente, que elas aprendem por meio de ações práticas, lúdicas, que permeiam a fantasia, que representam e recriam realidades.

 

Sendo assim, para trabalhar o assunto MEIO AMBIENTE, nesta semana as professoras fizeram algumas atividades práticas e diárias, de exploração do ambiente escolar como, por exemplo, passeios ao jardim, observação da limpeza dos ambientes, dos cuidados com brinquedos, livros etc.

 

Essas experiências foram consideradas significativas porque permitiram que os alunos pensassem sobre a realidade em que vivem e conhecessem o ambiente da “sua escola”.

 

Para culminar esse bloco de atividades, na sexta-feira, dia 07 de junho, a Coordenadora Cristiane promoveu uma ação de plantio de duas mudas de plantas com os alunos, uma no turno matutino e outra no vespertino.

 

No momento dessa atividade, foram cantadas e exploradas algumas músicas do universo infantil, como, por exemplo, a que diz: As flores já não crescem mais; até o alecrim murchou; o sapo se mudou; o lambari morreu, porque o ribeirão secou!

 

Após, a Coordenadora falou sobre algumas situações do cotidiano da escola que precisam melhorar, referentes aos cuidados com o meio ambiente, e, como atividade final, convidou às crianças para plantarem uma plantinha, que passaria a viver no segmento da Educação Infantil, sob os cuidados de todos.

 

As crianças ajudaram no plantio e ficou combinado sobre quais turmas cuidariam da planta a cada dia. Depois, foi feita uma oração de agradecimento a Deus pela vida e pelo meio ambiente.

 

Também, como forma de respeito à pátria, a atividade terminou com todos cantando o hino nacional.