Atividades dos 9º anos contemplam o Museu das Grandes Guerras

Postado em 21/06/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Valéria Duarte.

Visualizado 1263 vezes.


 Um pedaço da primeira metade do século XX não está só nos livros. É só prestar atenção na beira da ES 165, em Afonso Cláudio: uma bandeira européia em frente a uma casa mostra o Museu das Grandes Guerras.

 

 Todo o acervo é mantido pelo alemão Rolf Hoffman, de 57 anos, que veio para o Brasil em 2005. Seu avô participou da Primeira Guerra Mundial; já o seu pai, da Segunda. Muitos dos objetos que estavam no campo de batalha hoje estão no museu, que recebeu nossos alunos dos 9º anos juntamente com os professores Patrícia Peres (L. Portuguesa/ Artes) e Jonathan Costa (História).

 

Para deslumbre de nossos alunos, fardas, medalhas e equipamentos bélicos se aproximam de suas origens quando incorporados a um cenário característico ou em um dos 60 bonecos. Nesse caso, grandes personagens da história, como Hitler, Napoleão, e o imperador prussiano Frederico, O Grande, ganham reproduções que chegam perto da perfeição.

 

Após a visitação, que aconteceu no mês passado, nossos alunos foram instigados a aprofundar seus conhecimentos sobre Nazismo por meio de pesquisas e debates nas aulas de História. Além disso, a culminância deste trabalho será a confecção de um livro com o gênero textual: CARTAS, trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa com a prof.ª Patrícia Peres.

 

Para somar a esse trabalho, o profº. de Redação do Ensino Médio, Vanderson Caliari, abordará argumentações sobre a Temática, com aulas no contraturno. E nossos alunos dos 9º anos serão os convidados especiais.