Aulas na Biblioteca: um ambiente privilegiado de LEITURA

Postado em 13/06/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Língua Portuguesa de 4º e 5º ano Vespertino, Jamile Libardi.

Visualizado 901 vezes.


Apesar das inovações tecnológicas, é sempre com renovado anseio e deleite que sempre nos dispomos a ouvir uma história... Todos nós, adultos e crianças.

 

A contação de histórias, além de traduzir-se em um elemento facilitador do processo de interrelação, de sociabilização (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história etc.), por intermédio do qual se aprende (e apreende-se) o senso de coletividade, a ouvir o outro, a falar e a expressar-se, tem com objetivo levar a criança a interpretar o que ouve, responder de maneira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão.

 

Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica , contribuindo para o bom êxito da aprendizagem.

 

Esse é o objetivo alcançado todas as vezes que os alunos dos 4ºs e 5ºs anos vão à biblioteca da escola.

 

Alunos, continuem aprimorando o hábito da leitura e da escrita no cotidiano, não só na escola, como na rotina do dia a dia!