Lendo e refletindo "O jardim Secreto"

Postado em 06/06/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora dos 4ºs anos Matutino, Mariene Carolino.

Visualizado 2029 vezes.


Neste trimestre, os alunos dos 4º anos fizeram a leitura do livro “O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson Burnett, adaptação de Ana Maria Machado. Este livro conta a história da jovem Mary, uma menina mal-humorada e infeliz que acaba indo morar na casa de um tio seu, após o falecimento de seus pais. A casa é uma mansão nas Charnecas, um lugar que ela escolhe odiar. Porém, vendo que não há outra forma e que ela terá que ficar lá, a menina decide explorar o local. Durante suas explorações, ela acha um velho jardim trancafiado e decide cuidar dele com a ajuda de dois amigos: Dickson e Colin.

 

 A partir desse momento, a vida de Mary começa a mudar. O contato com os amigos e com a natureza fazem toda diferença na vida dessa menina. E com ela, nossos alunos se encantaram durante a leitura do livro, pois vivenciaram lições de amor ao próximo, respeito às pessoas e à natureza e entenderam que, por maiores que sejam os problemas enfrentados é preciso acreditar que “se você olhar bem, verá que o mundo todo é um jardim”.

 

Para aprimorar o vocabulário dos alunos, durante a leitura do livro, nas aulas de Língua Portuguesa, foi montado um glossário. A cada palavra anotada, significados novos eram descobertos, o que por sua vez enriquecia o “jardim” de nossos alunos.

 

Pensam que o trabalho com o livro acabou? Fiquem ligados, porque em breve voltaremos com mais novidades!