Aprendendo, brincando e descobrindo formas

Postado em 12/07/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora do 3º PEDI V2, Kellen de Oliveira Massena.

Visualizado 506 vezes.


A fim de possibilitar ao aluno uma aula dinâmica, provocando a curiosidade e a participação, favorecendo ao desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas, foram desenvolvidas várias atividades que propiciaram às crianças a visualização, exploração, identificação, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das formas.

 

Foram feitas atividades com desenhos das formas (triângulo, quadrado, círculo, retângulo) intercalados no chão, se repetindo em colunas e retas, onde a criança teria que se localizar e escutar aos comandos da professora: perna direita no círculo, perna esquerda no quadrado! Mão direita no retângulo, mão esquerda no triângulo!

 

Outra atividade desenvolvida foi desenhar um quadrado no chão onde as crianças caminharam sobres as linhas, se localizaram nas pontas (vértices) e identificaram os lados do quadrado, explorando, também, noções de  dentro e fora.

 

Esse estudo também foi realizado por meio da exploração do tangram e blocos lógicos, identificando espessuras, cores, entre outras.

 

Provocando ainda mais a curiosidade presente nas crianças, foi levada para a sala a sacola mágica, que estava recheada de objetos com várias formas, encontradas em nosso dia-a-dia, como: caixas, rodinhas, pulseiras e formas (blocos lógicos), entre outros. A criança teria que perceber pelo tato, que objeto estava manipulando.  Após retirá-lo, relatar sua espessura, se o objeto era grosso ou fino, a cor, e se era grande ou pequeno, possibilitando, assim, que a criança estabelecesse relações entre o que estavam percebendo e o objeto real

 

A atividade teve como objetivo favorecer o aprendizado das formas geométricas planas e outras aprendizagens matemáticas e de outras áreas do conhecimento e de formação pessoal e social.

 

Essa sequência didática foi realmente muito significativa para as crianças, e para a professora também!