I Curso de Capacitação para DOSVOX Sul Capixaba - Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital

Postado em 01/07/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora Adjunta do Ensino Fundamental I, Adriana Martins.

Visualizado 930 vezes.


Foi oportunizado, nos dias 24 e 25/06/2013 pelo Centro Universitário São Camilo, um curso sobre o programa DOSVOX que é um sistema para computadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso dessa tecnologia para deficientes visuais. O deficiente visual, através desse programa, adquire independência, tanto no estudo, quanto no trabalho.

 

Na ocasião, foram capacitados em torno de 30 profissionais que trabalham em escolas ou em algum outro órgão ligado ao deficiente visual, e esses serão os multiplicadores do programa. Essa capacitação se deu pelo Professor Doutor da UFRJ José Antonio Barbosa, o criador desse belíssimo e funcional programa. Dentre os participantes, havia dois cegos, sendo que o Ilário tem 100% de cegueira e Ana Maria tem somente a noção da claridade.

 

As Professoras Roberta Gomes e Roberta Alves e a Coordenadora Adjunta do Fundamental I, Adriana Martins do Centro Educacional São Camilo, tiveram o grande prazer em participar desse curso, haja vista que recebemos em nossa escola crianças, de inclusão, com variadas deficiências, inclusive a visual.

 

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a Viação Itapemirim, que trouxe esse curso para nossa cidade, e ao Centro Universitário São Camilo que nos disponibilizou o espaço adequado para a realização e execução dessa capacitação.