Reciclagem de papel e consciência ambiental é na São Camilo!

Postado em 17/07/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Ciências, Kelly Siloti.

Visualizado 1376 vezes.


No Centro Educacional já existem diversas ações feitas pelos alunos no que diz respeito à reciclagem, preservação do meio ambiente e economia de água. E, para consolidar esse estudo em mais uma ação, os alunos do 4º ano reciclaram papel e entenderam melhor o processo.

 

Após realizar essa atividade eles confeccionaram cartazes a partir do papel que foi reciclado por eles.

 

Em sala, eles estudaram sobre as árvores, sua importância para a natureza e que o papel é feito da celulose, uma matéria prima existente na madeira. Eles também aprenderam que são necessárias várias árvores para se fazer o papel e que ele faz parte do nosso dia a dia em casa, na escola, nas compras, no escritório, na indústria... Sendo assim, o uso é inevitável e necessário.

 

É importante e curioso saber que, para fabricar papel, se gasta muita água e energia e que com a reciclagem esse gasto cai para 1/3 de água e 1/2 de energia. Por exemplo, para produzir 1 tonelada de papel gasta-se 300 mil litros de água e, na reciclagem, em média, 100 mil litros de água, daí a necessidade de reaproveitarmos, quando possível, o papel utilizado, diminuindo assim o lixo, evitando o corte de outras árvores e economizando água, afinal, estamos no Ano Internacional de Cooperação pela Água!!!

 

Veja nossa receita e se “arrisque” também a ajudar o planeta. Só não pode não conseguir parar, como alguns alunos, que gostaram tanto de fazer,  que fizeram um montão!!!

 

Receita para a feitura do papel reciclado:

 

Materiais:

Jornais;

Peneira Plástica;

Liquidificador;

Bacia Plástica;

 

Procedimento:

Coloque uma xícara de jornal picado num copo de liquidificador e complete-o com água. Triture tudo até ter consistência de uma pasta homogênea. Despeje a pasta na bacia e repita a operação quantas vezes for necessário para atingir a quantidade de massa que você deseja. Mergulhe a peneira na bacia e distribua a massa de papel uniformemente. Deixe a pasta secando sobre um jornal.

 

Agora é só acompanhar os resultados! Vai valer a pena a experiência, você vai ver!