Viagem de estudos dos 3ºs anos

Postado em 03/07/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora do 3º ano M1, Michelly Ruiz.

Visualizado 911 vezes.


Os alunos dos 3ºs anos vêm estudando em sala de aula, sobre o que é matéria-prima, biodiversidade, ambientes, animais, sustentabilidade e todo cuidado envolvido na exploração dos ambientes naturais.

 

No dia 11/06/2013, tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos anteriormente em sala de aula, com uma viagem feita para a capital do nosso estado: Vitória.

 

Todo preparo começou com a organização de um roteiro trazendo os tópicos a serem observados e registrados na viagem. Partimos, juntando muita animação e alegria.

 

Nossa primeira parada foi na Escola da Ciência Biologia e História. Os guias fizeram um levantamento junto aos alunos, para colherem informações sobre o que já sabiam dos assuntos que seriam abordados nas explicações.  Demonstraram muita admiração ao perceberem que os nossos alunos tinham grande domínio dos temas que iriam tratar.

 

Divididos em dois grupos, seguiram pelas salas ouvindo mais informações sobre Mata Atlântica, restinga, manguezal, floresta ciliar, ambientes terrestres e marinhos, tipos de peixes de água salgada e doce e todas as variedades de animais que fazem parte desses ambientes.

 

Demos uma deliciosa parada para um gostoso almoço. Momento em que os alunos se distraíram e puderam conversar sobre o que já tinham ouvido até então.

 

No segundo momento, visitamos as grandes instalações do Parque Botânico da Vale. Tivemos como meio de transporte, um ônibus todo personalizado com temas envolvendo animais e natureza.

 

O guia nos passou conhecimentos valiosos sobre o ferro que é a matéria-prima do trabalho que é desenvolvido na Vale. Trafegamos pelas ruas e vimos que existe uma cidade dentro de um espaço para que o trabalho de todos possa formar o sucesso de uma empresa de nome e reconhecimento internacional.

 

Em outra oportunidade, o guia nos proporcionou momento de grande diversão, quando brincamos num tabuleiro gigante de um jogo de perguntas e respostas sobre tudo que tínhamos ouvido. Foi muito divertido!

 

Finalizamos nossa aventura com uma trilha em meio à fauna e flora. O contato direto com a natureza foi essencial para darmos significado a tudo que aprendemos em sala de aula e ouvimos na viagem de estudos.