Workshop de Capacitação, Aprimoramento e Integração Docente 2013/2

Postado em 29/07/2013 por Renata Terra.

Com informações de Direção Pedagógica.

Visualizado 1186 vezes.


Dia 24 de julho nossa escola deu início ao II Workshop de Capacitação e Aprimoramento Docente. A Diretora, Profª Edna Ferrari Valory, fez a abertura do evento, iniciando com um momento de oração e, em seguida, falou à equipe Pedagógica sobre “Planejamento: um novo olhar sobre concepções e práticas”.

 

Refletiu com os professores sobre a necessidade de “permear” nossos planejamentos com doses de afetividade explicando também que o “jeito de olhar” do professor faz toda diferença. A preocupação que se tem com “o que ensinar” os conteúdos das várias disciplinas, deve ser dividida com o “como ensinar”. Explicou que as relações entre ensino e aprendizagem são movidas pelo desejo e a afetividade é um componente indispensável para o sucesso desse fazer.

 

Para ilustrar essa fala, a Diretora fez a leitura do poema “Ensinamento” de Adélia Prado de duas formas: a 1ª, direto, sem se preocupar em dar emoção ao texto. A 2ª, com todas as pausas que permitissem que o texto suscitasse lembranças... A partir daí fez o questionamento sobre o planejamento da aula: em qual das duas leituras havia produção de encantamento? E por que houve encantamento em uma das leituras? Os professores responderam que na segunda, porque foi feita uma leitura “com a alma”. A partir dessas conclusões, a reflexão: com qual das leituras se parece o nosso planejamento? Qual é o “jeito” de ensinar e aprender de cada um?

 

Feitas as partilhas e considerações, o Pró Reitor Administrativo, Profº José Bessa Barros, também fez seu comentário, dizendo mesmo sobre a importância de se adicionar o ingrediente “amor” à receita diária do planejamento e da sala de aula.

 

Os professores então, foram convidados ao “coffee break”, um caldo delicioso, especialmente preparado para eles, para esquentar o “friozinho” da manhã.

 

Retornando à  2ª parte do 1º dia, a Legozoom, nossos parceiros da Robótica e da Educação Tecnológica, nos trouxe o Márcio Faria Azevedo, mestrando em Educação Física e com larga experiência em palestras motivacionais. Por ter atuado também como atleta profissional de Basquetebol por 18 anos, Márcio pôde falar de suas experiências, “linkando”-as com o tema de sua fala “Ser ou Estar Professor” e agradar, em suas analogias, imensamente, ao público presente. Márcio explicou que o professor faz suas escolhas, entre querer ser ou estar professor, e que suas estratégias em sala de aula atestam se ele é ou está professor. Se ele é ou está São Camilo.

 

A São Camilo agradece à parceria da Lego, ao palestrante e a todos os profissionais presentes que, juntos, abrilhantaram a manhã com suas aprendizagens, seus ensinamentos, suas experiências e expectativas.

 

Um excelente retorno a todos e que o Senhor Deus abençoe nosso novo semestre letivo, também sob a proteção de nosso São Camilo de Lellis!