Levantando Hipóteses, testando e fazendo ciência...

Postado em 26/08/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Ciências, Kelly Siloti.

Visualizado 1328 vezes.


Nossas aulas de Ciências no 4º ano tem sido um constante laboratório. E durante três semanas estamos realizamos mais um experimento prático – O TERRÁRIO.

 

O terrário é um pequeno jardim artificial fechado onde vivem plantas e pequenos animais em perfeita harmonia.

 

Nesta atividade, a Prof.ª Kelly adotou procedimentos de metodologia científica, pois requereu a participação ativa dos alunos na execução e na conclusão. Com isso, os alunos perceberam o quanto as plantas contribuem para a vida de todos os outros seres vivos e recordaram, na prática, o ciclo da água.

 

Seguimos os passos de: Observação e questionamento, formulação de hipóteses, experimentação, registros dos resultados e conclusão por meio de rejeição ou validação das hipóteses traçadas.

 

A professora acredita que a alfabetização científica é muito importante nesta idade e é testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas.

 

Para que as crianças descubram o mundo ao seu redor, o ideal é que esse contato aconteça de maneira divertida e investigativa, porque elas precisam ter a oportunidade para observar, testar e até trilhar caminhos errados para aprender.

 

Outro ponto interessante observado pela professora foi que enquanto as crianças apresentavam suas hipóteses e ouviam as dos colegas, eles faziam comparações e interpretações in loco, sem falar de como trabalharam a oralidade ao defender suas opiniões!

 

Enfim, com o terrário, as crianças perceberam que a natureza funciona normalmente sem a interferência humana e o quanto é importante preservar!