Apresentação das músicas sobre problemas sociais e ambientais

Postado em 16/09/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professor de Geografia, Lucas Pastro.

Visualizado 4694 vezes.


Sabe-se que a formação das cidades pode gerar danos ambientais como diminuição da vegetação, a fauna pode desaparecer por estar sem seu habitat natural, entre outros fenômenos.

           

Além dos danos ambientais, existem as conseqüências sociais de uma urbanização desordenada. Quando uma cidade não está preparada para receber tantos habitantes, há a ocorrência de favelas, cortiços, subempregos, desemprego, até mesmo pessoas entrando no mercado ilegal para sobreviverem.

           

Tais problemas já foram abordados em várias músicas durante a história do nosso país, como: “Nos barracos da cidade” (Gilberto Gil), “Que país é esse?” (Renato Russo), “Até quando esperar” (Plebe Rude), entre outras. Portanto, chegou a vez dos nossos alunos dos sétimos anos apresentarem as músicas que fizeram sobre o mesmo tema.

           

O evento foi realizado na sala de multimídia para que pudessem utilizar os recursos de áudio, no dia 30 de agosto, no horário normal de aula. Muitos levaram instrumentos como violão, e até “cup song” (as meninas usaram copos para fazerem o acompanhamento do ritmo da música). Temas importantes como trânsito, poluição, calor excessivo, foram abordados de maneira divertida e descontraída.

           

Foi uma ótima sexta-feira com muita reflexão e músicas críticas sobre a sociedade e organização urbana brasileira.