Rabiscando um novo começo...

Postado em 06/09/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora do 2º ano M1, Fabiana Campos.

Visualizado 1552 vezes.


Vivenciando um contexto contemporâneo, em meio às manifestações populares quanto à forma de governo e às injustiças sociais, os alunos dos segundos anos do Centro Educacional São Camilo, considerados como pequenos cidadãos em construção, não puderam ficar de fora desse momento que, com certeza, marcou a história brasileira.

 

Durante as manifestações que estavam ocorrendo em nosso país, os alunos estudavam por meio da literatura: A Rainha Rabiscada de Sylvia Orthof a história de uma governante que seguia rabiscando novos contextos para as injustiças de seu reino. Tal Rainha não podia mudar o começo, mas acreditava e mudava o final, sempre rabiscando um novo começo.

 

Pois bem, lançando mão do contexto real e a história da Rainha Rabiscada, as professoras dos segundos anos estimularam os alunos a perceber o mundo que os cerca , buscando “costurar” ideias de forma lúdica e imaginária, sem deixar de fora a construção da criticidade diante dos problemas de uma sociedade contemporânea. O trabalho foi realizado por meio de reflexões acerca das discussões que o livro traz e, por meio de uma dessas reflexões, surgiu o projeto de uma apresentação teatral.

 

Os alunos se empenharam e produziram, junto às professoras, rimas e falas para enriquecer o teatro que seria apresentado aos pais. Nesse teatro, “gente pequena” mostrou ideais justos e igualitários para “gente grande”, representando assim os anseios da população brasileira para o crescimento de nosso país.

 

Os segundos anos do Centro Educacional São Camilo aprenderam com A Rainha Rabiscada que, não dá para mudar o começo, mas com certeza dá para” rabiscar” um novo final.