Transitolândia - universo particular de aprendizagem sobre o Trânsito

Postado em 25/09/2013 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora do Ens Fundamental I - Thaís Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1285 vezes.


Dando início aos trabalhos referentes à Semana Nacional do Trânsito, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de uma sensibilização para um trânsito mais seguro através da brincadeira Transitolândia, cujo maior objetivo foi oportunizar o desenvolvimento de atividades que demonstrem a importância da adoção de posturas e atitudes voltadas ao bem comum, que favoreçam a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito, e promovam o respeito e a valorização da vida.

 

As crianças “brincaram” de dirigir e vivenciaram situações reais de trânsito como o uso do cinto de segurança, o respeito às placas de trânsito e ao semáforo, tudo isso de forma lúdica, que é, sem dúvida, a linguagem e a melhor forma de compreensão da criança.

 

Nessa semana, os alunos continuarão o estudo sobre a temática através  de atividades em sala de aula, panfletagem sobre: a necessidade do uso da cadeirinha, assento no banco de trás e o uso do cinto de segurança; o limite da velocidade; o respeito à sinalização. Tudo isso pensando na preservação e no cuidado no trânsito para a preservação da vida.

 

Acreditamos que é também na escola que tais conhecimentos podem ser apreendidos para que possam ser reproduzidos na sociedade em que nossos alunos estão inseridos, em especial e em primeiro grupo, na família.