Modelando o conhecimento

Postado em 21/10/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Ciências, Kelly Siloti.

Visualizado 3074 vezes.


Nossa atividade desta vez foi com massinha, isso mesmo!! Massinha!!!

 

A massinha de modelar sempre gera diversão e um de seus grandes benefícios é exercitar a motricidade fina, que é muito importante, pois envolve atividades de movimentos das mãos e dedos. Dessa forma facilita, para que as crianças tenham melhor habilidade ao utilizar o lápis, canetas e realizar desenhos.

 

Podemos trabalhar com massinha de várias formas, de acordo com a proposta da aula. Nesse caso, das aulas de Ciências, foi dirigida, pois usamos a construção de um conhecimento específico através de uma atividade lúdica.

 

No 4º ano, após o estudo de Cadeias e Teias Alimentares, os alunos foram ao Multimídia, assistir vídeos sobre o tema, da série “A vida como você nunca viu”, exibida no Fantástico e que trata desse tema. Nesses vídeos, eles puderam observar o assunto estudado em sala e escolher uma das cadeias apresentadas para representá-la através da modelagem com massinha.

 

No 5º ano, modelamos o Sistema Urinário, nomeando os órgãos que o compõem.

 

A Professora Kelly gosta deste tipo de atividade por acreditar que o trabalho com massinha de modelar é riquíssimo, pois permite realizar abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança.