Campeonato de Xadrez no 5º ano

Postado em 16/12/2013 por Renata Terra.

Com informações de Professora de Xadrez, Alexandra Dorigheto.

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Partindo da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive, jogar xadrez é um complemento à educação fundamental. Essa atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico, podendo assim, atingir diferentes habilidades cognitivas, bem como democratizar este jogo-arte-ciência, cuja origem e história perdem-se no tempo.

 

O professor atua como mediador na construção do conhecimento enquanto os alunos desenvolvem suas habilidades com a utilização dos jogos em seus tabuleiros, nas mesas de xadrez do pátio ou no laboratório de informática, além das atividades propostas a partir do livro didático e de livros de história, transparências e apresentações no data show.

 

O xadrez merece crédito, uma vez que ensina as crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade apresentada. Além disso, ensina a aprender que as peças do xadrez não têm valores absolutos, que se deve controlar a posição das demais peças, tanto as próprias como as do adversário, para armar uma estratégia. É necessário, para se jogar xadrez, ter a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.

 

Por tudo isso, foi proposto na última unidade de ensino o Campeonato de Xadrez. Para dar início a esse campeonato, a professora Alexandra realizou um sorteio na sala, onde ficaram definidos os alunos que competiriam, entre si, na primeira fase. E assim foi. Nas aulas seguintes, os alunos enxadristas começaram seus jogos de forma que o aluno que ganhasse a partida estaria automaticamente classificado para uma nova fase. Em contrapartida, o aluno que perdesse seria desclassificado do campeonato, porém, deveria continuar seus aprendizados enxadrísticos por meio de jogos com outros colegas. No local escolhido para as partida, as duplas deveriam posicionar-se lembrando-se sempre das Regras de Boa Conduta do Enxadrista. A Prof.ª Alexandra atuou como o árbitro das partidas, intervindo sempre que solicitada pelas duplas.

 

Depois de algumas fases, a dupla finalista foi a de Kênia e Henrique. Após um jogo emocionante onde os dois alunos mostraram que são verdadeiros enxadristas, Kênia sagrou-se campeã ficando com a medalha.

 

A professora Alexandra gostaria de parabenizar a todos, todos os alunos do 5º ano vespertino, pois todos aplicaram os conhecimentos adquiridos durante o ano e realmente mostraram que dominam o jogo e que são grandes xadrezistas. Parabéns, querido 5º ano! Já sinto saudades de nossos jogos no decorrer de nossas aulas, viu?!