III Workshop de Capacitação, Integração e Aprimoramento Docente

Postado em 06/02/2014 por Renata Terra.

Com informações de Renata Terra.

Visualizado 1430 vezes.


Nos dias 03 e 04/02, aconteceu o nosso III Workshop de Capacitação, Integração e Aprimoramento Docente, que teve como tema:“Gestão da sala de aula: dimensões e variáveis que interferem nos resultados pedagógicos”.

 

O Workshop teve participação especial do Reitor do Centro Universitário São Camilo, Padre João Batista Gomes de Lima que falou um pouco para nós sobre a importância de sempre galgarmos a excelência. Essa busca faz com que todos nós busquemos sempre o melhor de nós, saindo do estado de comodidade, mesmo que estejamos no nível de satisfação dado como “muito bom”.

 

Padre Gildésio também nos prestigiou com uma reflexão muito pertinente ao tema, a partir da leitura do Evangelho de Matheus, 4,17-20. “Farei de vós pescadores de homens”... Pe Gildésio comentou sobre a pedagogia de Jesus, estabelecendo uma ligação pedagógica e espiritual da palavra de Deus com o ofício de educar. Lembrou São Camilo e os 400 anos de morte em 2014, fazendo um breve histórico sobre ele.

 

Logo após, a Diretora Edna Mª Ferrari Valory interagiu com os professores e Coordenadores presentes sobre o tema em questão, explicando que gestão é gerenciamento, governo, administração. Sala de aula é um lugar de ensinos e aprendizagens, de formação integral, de educação. A diretora disse que, a gestão da sala de aula, é como uma pescaria, devemos selecionar bem a isca na hora de pescar, ou seja, acertar as estratégias para alcançarmos os objetivos de aprendizagem. Cada aluno tem suas peculiaridades diferentes e para cada um devemos ter um olhar, um jeito, uma forma diferente de interação, para assim o entendermos e compreendermos melhor, de modo a favorecer a sua aprendizagem.

 

Enfatizou que o professor deve sempre trabalhar com doçura e firmeza em sala, que ele deve sempre considerar as dimensões da sala de aula refletir e evitar as variáveis que interferem no resultado do seu trabalho diário, como deixar a turma sozinha, fazer ameaças, usar o sarcasmo, pois a melhor maneira de se ter uma convivência harmoniosa entre professor/aluno e professor/coordenador é estabelecer o contrato didático, produto coletivo das regras a serem observadas.

 

Foram apresentadas e discutidas também outras variáveis que interferem nos resultados, que são: A concepção de ensino e aprendizagem do professor, a relação interpessoal professor e aluno, o liberalismo negativo, a disciplina encarada como punição, falta de planejamento prévio e outros.

 

Enfim, no III Workshop de Capacitação, Integração e Aprimoramento Docente foram abordado assuntos pertinentes ao convívio diário do aluno/professor e professor/coordenador que servirão de base para se ter uma melhor convivência e um melhor resultado, galgando mesmo a excelência no ensino.

 

A São Camilo parabeniza e agradece a presença e participação dos professores e coordenadores que, tão entusiasticamente iniciam nosso novo ano letivo: 2014.

 

Sejamos todos bem-vindos e felizes!