Lego Lords testa ID no Rio Itapemirim

Postado em 17/02/2014 por Renata Terra.

Com informações de Ana Carolina Caprini, Lucas Castro, Kelly Siloti e Vanessa Juriatto.

Visualizado 1112 vezes.


No dia 14/02/2014, os integrantes da Equipe Lego Lords, Ana Carolina Caprini e Lucas Castro, acompanhados pela Mentora Kelly Siloti e pela Coordenadora Miria Azevedo, com a ajuda e a supervisão dos bombeiros da cidade, foram ao Rio Itapemirim para testar e divulgar o Identifier Dilluvium, parte do Projeto de Pesquisa da Equipe.

 

Com muita segurança e olhar atento dos bombeiros Paulo Gomes, Capacia e Adriano, entraram na margem do Rio Itapemirim, próximo à Ilha da Luz, e simularam o medidor de enchentes.

 

Os integrantes foram observados pelos bombeiros com muita atenção durante a explicação e receberam muitos elogios. Eles disseram que o Projeto é ótimo e que poderia ser realmente utilizado no futuro. Que deveria ser patenteado e, ainda, procurar os órgãos responsáveis para propor a ideia.

 

O Sargento Adriano citou que “o projeto é uma ideia muito interessante, pois poderia ajudar as corporações e entidades que trabalham diretamente com as enchentes, evitando muitos desastres e perdas. Também teria uma vantagem, pois, se avisados, nós teríamos tempo hábil de chegar a determinado local. Por exemplo, se a ocorrência for no Bairro BNH, nós já poderíamos enviar uma equipe para ajudar as pessoas, antes da enchente acontecer ".

 

O bombeiro Adriano também relatou que já fez um curso com esse tema em Minas Gerais e que nunca ouviu falar em nada parecido. “Trabalho muito interessante, e no Estado a gente não tem nada desse tipo. Acredito que em lugar nenhum, né?! Em Minas Gerais, já tem um sistema de alerta de chuva, que, querendo ou não, é a chuva que provoca a enchente, mas um trabalho desse tipo voltado de modo específico para a enchente seria uma coisa mais pessoal, e eu desconheço. Muito interessante mesmo!"

 

Essa foi mais uma experiência para a Pesquisa. E saber que os bombeiros aprovaram e valorizaram o trabalho é muito bom!