Caça ao Tesouro no Centro Educacional São Camilo

Postado em 14/03/2014 por Renata Terra.

Com informações de Professor de Geografia, Lucas Pastro Guimarães.

Visualizado 1877 vezes.


Nos dias 26 e 28 de fevereiro, foi realizada uma atividade interdisciplinar entre História e Geografia com os alunos dos sextos anos do Centro Educacional São Camilo. A atividade foi bem dinâmica, em que os alunos tiveram que colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre os pontos cardeais e colaterais, além de sentir um pouco de como seria o trabalho de um arqueólogo à procura de elementos que ajudam a compor a nossa História.

           

Para a realização de tal evento, foi utilizado todo espaço do pátio da escola (quadra de areia, estacionamento, bancos, escadarias...), e as turmas participantes foram: 6ºM1, 6ºM2 e 6ºV1.

 

Para iniciarem a caça ao tesouro, o ponto de partida foi o local onde estão as mesas de xadrez. A partir dali, cada grupo recebeu a primeira dica para iniciar seus trajetos à procura do “tesouro”. A cada dica que encontravam no percurso, era feita uma análise do conteúdo, além disso, como atividade prática, os alunos deveriam saber se localizar no espaço apenas com a utilização de uma rosa dos ventos e do posicionamento do sol, e, ao se deslocarem para o lugar certo, achavam a próxima pista e assim por diante.

           

Por fim, o tesouro encontrado enterrado na quadra de areia eram bombons para a turma. Foi um momento muito bom!!!!