Alunas da São Camilo são vacinadas contra HPV

Postado em 22/04/2014 por Renata Terra.

Com informações de Coordenadora do Fundamental I e II, Miria Azevedo Couto Brandão.

Visualizado 1002 vezes.


A São Camilo recebeu  a enfermeira Daniella, responsável pelo posto de saúde do bairro Recanto, para a vacinação contra o HPV . Foram vacinadas todas as meninas de 11 a 13 anos.

 

O esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde tem duas grandes vantagens. A primeira é que possibilita alcançar a cobertura vacinal de forma rápida com a administração das duas doses, uma em março e outra em outubro. Outro benefício é que a terceira dose, cinco anos depois, funciona como um reforço, prolongando o efeito protetor contra a doença (câncer).

 

É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que atualmente soma 5,2 milhões de pessoas. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, apresentando a segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

As três doses da vacina serão aplicadas nas pré-adolescentes com autorização dos pais ou responsáveis. A estratégia de imunização será mista, ocorrendo tanto nas unidades de saúde quanto nas escolas públicas e privadas.

 

Pais, fiquem atentos ao cartão de vacinação de suas filhas, pois, em outubro, elas receberão a segunda dose da vacina.