Em tempo de Guerra: Memórias de homens e armas

Postado em 03/04/2014 por Renata Terra.

Com informações de Coordenação do Ensino Médio, Valéria Duarte.

Visualizado 1521 vezes.


Com o objetivo de vivenciar, na prática, os conteúdos trabalhados no módulo 1 dos 9º anos, na Disciplina de História,  no dia 21/03/14, os alunos realizaram a Visita Técnica ao “Museu das Grandes Guerras”, em Afonso Cláudio.

 

Acompanhados do professor Jonathan, professor de História, os alunos puderam conhecer um fascinante acervo que retrata parte da primeira metade do século XX, em especial as duas grandes guerras. O museu conta com mais de 1.500 peças. É impressionante pensar que objetos que estavam no campo de batalha, hoje estão em um museu tão perto de nós! Nesse local, alunos e professor tiveram o privilégio de ver fardas, medalhas e armas, em meio a objetos da época, contextualizando cenários de guerra. São mais de 60 bonecos uniformizados e há até grandes e polêmicos personagens como Hitler e Napoleão. A história se fazendo presente por meio das imagens e das intervenções do professor.

 

Todo o acervo é mantido pelo divertido alemão Rolf Hoffman, de 61 anos. Rolf esta no Brasil há 10 anos e contou aos alunos que seu avô participou da Primeira Guerra Mundial e o seu pai, da Segunda. A todo o momento, o professor Jonathan chamava a atenção dos alunos para observarem que em todos os cantos, nos mais improváveis lugares, estão as lembranças da guerra: recortes de jornais e revistas, selos, cartas, envelopes... Isso para citar os detalhes, pois a grandiosidade se revela nos cenários montados dos mais diferentes momentos das guerras. Tudo parece muito real.