"Poesia é: Árvore dos sonhos da nossa imaginação..."

Postado em 22/04/2014 por Renata Terra.

Com informações de Professora Dorcelina Julião.

Visualizado 1297 vezes.


Na poesia, cada palavra tem seu papel não apenas por seu significado, mas por seu ritmo, pela sua sonoridade, pela forma como se relaciona com as outras palavras, e, modernamente, até mesmo pelo seu aspecto visual...

 

Assim, foram feitas as aulas de Língua Portuguesa durante quase toda esta Primeira Unidade na turma do 4º Ano V1, nas quais as poesias estiveram presentes. Diante disso, a professora Dorcelina Julião desenvolveu o projeto “Poesia é: Árvore dos sonhos da nossa imaginação...”. 

 

Este Projeto teve várias etapas: dinâmicas, musicalização, dramatização, desenvolvimento da linguagem oral e escrita, pois, compreende-se que a Poesia é um texto em que o significante não existe meramente a serviço do significado; onde significante e significado funcionam juntos; e onde é este conjunto (e não apenas o significado) que provoca sentimentos, impressões, emoções ou reflexões....

 

Para vivenciar melhor o Projeto, os alunos, no dia da poesia, 14 de março de 2014, juntamente com a professora realizaram no Parque das Palmeiras a revelação do “Amigo Poesia” e leituras poéticas. 

 

A fim de valorizar as produções escritas dos alunos encerrou-se este Projeto com a confecção de um lindo varal poético com todas as composições desses brilhantes escritores, nesta Unidade.

 

Acredita-se que poesia tem cor, tem cheiro, “arvoreia”... Pois, faz parte dos nossos sonhos, da nossa imaginação...