Alunos dos 8º anos realizam Peça Teatral sobre os problemas sociais

Postado em 15/05/2014 por Renata Terra.

Com informações de Professor de Geografia, Lucas Pastro.

Visualizado 3204 vezes.


Diariamente vemos em telejornais locais e nacionais problemas sociais relacionados à urbanização. Muitas dessas problemáticas são desdobramentos da falta de estrutura das cidades, como: a falta de saneamento básico, falta de escolas e hospitais, péssimas condições de moradia, marginalização, fome, entre outros problemas atuais.

           

Como estratégia de aprendizagem, foi proposto pelo professor Lucas Pastro, para os alunos dos oitavos anos, um teatro sobre os conteúdos abordados e essa apresentação foi levada com muita seriedade e com uma boa carga de informações sobre os problemas sociais.

           

Cada grupo tinha de seis a oito participantes que se dividiram em repórteres, apresentadores de um telejornal e pessoas que estavam passando por um problema social. Em meio às falas, havia uma base teórica apresentada pelos repórteres sobre particularidades dos temas e, ao entrevistar algum membro do grupo que fazia o papel do excluído da sociedade, os outros alunos podiam ter contato com a dimensão real do problema.

           

Conforme o proposto e combinado, o 8ºM2 apresentou no dia 24 de abril, já o 8ºM1 apresentou no dia 29 do mesmo mês. Foram avaliadas as atuações na dramatização, no roteiro impresso e um texto que os discentes elaboraram como referencial teórico.

 

Portanto, além das aulas expositivas dialogadas, os alunos dos oitavos anos deram uma aula de interpretação e comprometimento com os temas.