Educação Financeira em ação

Postado em 08/09/2014 por Renata Terra.

Com informações de Professora Cleite Kelly Siloti.

Visualizado 1143 vezes.


Na disciplina de Educação Financeira nós trabalhamos com seis eixos temáticos. São eles: Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania. Partindo destes temas temos um leque de opções de trabalho muito grande e diversificado.

 

Em nossas aulas de Educação Financeira, tivemos a oportunidade de discutir sobre mesada, sobre sonhos a curto, médio e longo prazo, sobre os "sacrifícios" para realização dos sonhos e sobre a importância de se pesquisar preços antes de efetuar qualquer compra. Para compreender melhor o assunto, trabalhamos reportagens do Jornal A Gazeta, "Dinheiro na mão," e do Jornal A Tribuna, "Desafio de ganhar dinheiro". Conversamos sobre os juros e muitas outras situações financeiras importantes.

 

No LIED de nossa escola, fizemos um teste online sobre Educação Financeira para ver o que as crianças sabem sobre o tema. Entre as perguntas para resposta e posterior reflexão estavam: "Como você faz para guardar dinheiro?", "Como se comporta no shopping com seus pais?", "Você procura saber sobre a situação financeira de sua família?".

 

Dando continuação aos trabalhos com a Metodologia DSOP, detalhamos casa fase - DIAGNOSTICAR, SONHAR, ORÇAR e POUPAR. Dentro desta proposta trabalhamos em prol do sonho individual de cada um.

 

Para realização dessa atividade, os alunos escolheram um cofrinho, o qual seria o foco das economias. No primeiro momento, eles deveriam conversar com os pais sobre um sonho de consumo, mas tinha que ser algo dentro das possibilidades de cada família e que eles tivessem condição de realizar com as economias deles, ou seja, os pais não poderiam dar o dinheiro ou inteirar. Em seguida, eles pesquisaram o preço, discutiram com a família se estava dentro do orçamento familiar e registraram na atividade entregue pela professora. O 3º passo foi traçar com a família uma forma de economizar e juntar esse dinheiro ao longo de 10 semanas, pois a quantia semanal não poderia ser ganhada e sim economizada. Poderia ser troco de pão, economia de lanche, parte da mesada ou qualquer outra estratégia de economia. E então, em uma tabela, eles registraram o valor que depositariam semanalmente e o saldo da conta por semana. Ao final das 10 semanas eles puderam comprar o tão sonhado produto, o qual trouxeram para escola e puderam apresentar para os colegas.

 

Foi um momento de muita emoção e alegria, pois eles conseguiram entender que podemos realizar nossos sonhos financeiros, economizando. E que agora foi uma coisa pequena, mas que no futuro, poderemos realizar um grande sonho, uma vez que já entendemos como se faz.

 

Em breve começaremos a poupar para um sonho coletivo e solidário.

 

Aguardem, pois vem coisas emocionantes por aí!!!