Viagem de estudo a Venda Nova do Imigrante

Postado em 24/09/2014 por Renata Terra.

Com informações de Professora Mariene Carolino.

Visualizado 1095 vezes.


No dia 04 de setembro, os alunos dos 4º anos foram a Venda Nova do Imigrante com o objetivo de vivenciar os conteúdos que foram e ainda serão estudados nas disciplinas de História, Geografia e Ciências.

 

Nessa viagem, nossos alunos puderam ver, bem de pertinho, o processo de produção de café, desde a saída da lavoura, até ser embalado para consumo. Relembrando que o trabalho nas lavouras de café exigiu, a princípio, a mão-de-obra escrava que  foi substituída pelos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil em busca de uma vida melhor.  Ouviram, atentamente, os relatos feitos  por um descendente de imigrante que se estabeleceu na região, sobre o café e tudo o que é produzido na fazenda.

 

Na ocasião, a turma mostrou o que aprendeu nas aulas de Educação Financeira e não mediu esforços para conseguir descontos na compra dos produtos oferecidos nas lojinhas dos locais visitados. É a metodologia DSOP se mostrando uma companheira de todas as horas!

 

E não é só isso: que tomar leite é bom para a saúde todo mundo sabe, mas ver de pertinho a ordenha mecânica auxiliando na retirada do leite, é para poucos. Diante desse fato, os alunos ficaram maravilhados!

 

Mas, nosso aprendizado não parou por aí. Em nossa visita à farmácia fitoterápica, além de rever os conteúdos estudados em Ciências - ervas aromáticas - nossos alunos conheceram  o processo pelo qual as ervas passam até serem utilizadas pelas pessoas. Viram, também, que o maior lucro das voluntárias que trabalham neste projeto é poder ajudar o próximo.

 

Enfim, grandes aprendizagens, grandes responsabilidades. Confiram os “frutos” dessa viagem em nosso Seminário de estudo que acontecerá em breve.