Alunos dos 8ºs e 9ºs anos participaram do Projeto Simulado de Eleições: "Meu voto faz a diferença"

Postado em 10/10/2014 por Renata Rizo Terra Terra.

Com informações de Professora de Língua Portuguesa e Artes, Patrícia Peres.

Visualizado 1195 vezes.


As eleições são o assunto do momento. Dominam a mídia e os telejornais. E por mais que se tente escapar do assunto, não é possível. Os candidatos estão presentes ao longo de toda a programação, com ideias, promessas, acusações e justificativas.           

 

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.          Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância. Além de representar em um ato de cidadania, possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida e no desenvolvimento positivo do país. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor à política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.       

 

Para vivenciarem esse conhecimento, os alunos dos 8ºs anos e 9ºs anos participaram do Projeto Simulação de Eleições: “Meu voto faz a diferença”. Os alunos dos 8ºs anos participaram diretamente do projeto, montando mural informativo, organizando o debate, assim como  as seções de votação e criando candidatos e partidos  fictícios a Presidente da República e a Governador,  como suas propostas e plataforma de governo.

           

No dia 01 de outubro de 2014, no auditório Pe. Ângelo Brusco, aconteceu o debate entre os candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado, mediado pela professora Patrícia Peres F. Nicolini, tendo como público alvo os eleitores dos 8ºs e 9ºs anos. O momento foi muito proveitoso para os eleitores indecisos, uma vez que conheceram melhor o plano de governo dos candidatos.

 

No dia 06 de outubro de 2014, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos, com seus títulos de eleitores em mãos, efetuaram suas escolhas. O projeto promoveu a reflexão que o voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. O resultado foi o seguinte:

 

ELEITORES INSCRITOS : 132

ELEITORES QUE VOTARAM : 110

ELLEITORES QUE NÃO COMPARECERAM: 22

 

PRESIDÊNCIA

8º M1

PRESIDENTE: CÍCERO GONÇALVES SILVA

VICE: VINÍCIUS PACÍFICO MARQUETTI                                                      

96 VOTOS

 

8º M2

PRESIIDENTE: RAYANNE SUPELETO MOTTA RANGEL

VICE:  JOÃO PEDRO DA SILVA VELOSO                                                       

12 VOTOS

 

VOTOS BRANCOS:  02 VOTOS

 

GOVERNO DO ESTADO

8º M1

GOVERNADOR: JÚLIO CESAR  TAVARES  SILVA

VICE: LUCAS BAPTISTA DELABELLA                                                              

30 VOTOS

 

8ºM2

GOVERNADOR:  MARCELLUS TRAVISANI BIANCARDI      

VICE: JENUAN  RIBEIRO B. BOURGUIGNON                                                

78 VOTOS                        

 

VOTOS BRANCOS : 02 VOTOS

 

 

Parabéns aos 8ºs e 9ºs anos pelo brilhante exercício de cidadania.