Outubro Rosa - Prevenção do Câncer de Mama

Postado em 18/11/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Coordenadora Pedagógica, Miria Azevedo Couto Brandão.

Visualizado 1112 vezes.


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.

 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

 

Nas aulas de Ciências, quando as professoras Simone Capucho e Flávia Bettecher falaram sobre o câncer, elas divulgaram sobre o Outubro Rosa e os alunos ficaram muito curiosos para conhecerem mais profundamente sobre os vários tipos de câncer e sobre esse movimento que acontece no mundo todo. Foi entregue aos alunos e funcionários o laço rosa, que é símbolo da campanha. A movimentação dos alunos dos 6ºs anos foi tão grande que o trabalho foi estendido aos alunos dos 5ºs e 7ºs anos.

 

No período de divulgação, todos os alunos foram convidados a contribuírem com dinheiro para compra de lenços e doação de leite para serem entregues à Casa de Apoio ao Câncer. Essa ação é um excelente exercício para perceber o quanto podemos ajudar o próximo, quando temosatitudes solidárias.

 

Durante o mês de outubro, os alunos foram orientados quanto à prevenção do Câncer de Mama para que divulgassem em casa com as mulheres com quem convivem, incentivando-as a fazerem o autoexame e a mamografia.

 

No dia 30 de outubro recebemos a Assistente Social Flávia Alemães e a Enfermeira Fernanda Coradini, que são responsáveis pela Casa de Apoio ao Câncer, para fazerem uma palestra para os alunos sobre a prevenção do Câncer e entregamos a elas os lenços e os leites arrecadados.