Vivenciando uma prática solidária

Postado em 14/11/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Coordenadora Miria Azevedo Couto Brandão.

Visualizado 1284 vezes.


"Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas” (Augusto Cury).

 

Baseados nesta reflexão, os alunos e professoras de Educação Financeira, Kelly Siloti, Flávia Madureira e Michelly Ruiz do Centro Educacional São Camilo aceitaram a responsabilidade de iniciar um desafio, que os empolgou e os estimulou, ao conhecerem um pouco da história de vida do jovem Romário, que é deficiente físico com extrema necessidade de uma nova cadeira de rodas. Dessa forma pensou-se, através das aulas de Educação Financeira, um meio de praticar a solidariedade humana, levando os alunos e pais da nossa escola a se sensibilizarem com as condições do próximo. A mobilização dos alunos em contribuir com dinheiro para que o sonho do Romário fosse realizado foi um excelente exercício para a auto-estima deles e uma maneira de reforçar o aprendizado de perceber o quanto podemos ser úteis quando agimos de forma solidária.

 

Todos os alunos do 3º, 5º, 6º e 7º anos aceitaram participar do Sonho Solidário, pois perceberam as dificuldades que Romário enfrenta com uma cadeira de rodas que se encontrava em condições de uso inadequadas.

 

Durante 10 semanas, os alunos foram orientados a economizar e juntar esse dinheiro para comprarmos a cadeira de rodas e roupas para o jovem. Foram orientados, também, para irem economizando em algo possível, não só pedir  dinheiro aos pais, e, sim, ir conquistando esse dinheiro através de ações concretas de poupança, de economias feitas por parte deles mesmos.

 

Dia 28/10, dia do encerramento de nossa atividade, o jovem veio pessoalmente à nossa escola, ajudado por amigos de sua convivência, receber sua nova cadeira de rodas e novas roupas. Romário emocionou a todos ao agradecer, timidamente, pelos presentes. E o principal: ele saiu da São Camilo de cadeira nova.

 

Confira as fotos!