Alunos do 9ºs anos, novos autores da literatura brasileira.

Postado em 16/12/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Professora de Língua Portuguesa, Patrícia Peres.

Visualizado 732 vezes.


Dia 12 de dezembro de 2014 foi muito especial, pois os alunos dos 9ºs anos receberam e autografaram o livro de contos e poesias que produziram embasados na viagem de estudos para Paraty- RJ- 2014. Momento de muita alegria para os alunos, professores e coordenação, uma vez que a obra literária ficou belíssima e agora faz parte do acervo da Biblioteca Nacional, motivo de orgulho para todos que tornaram o projeto do livro “Entre portas e janelas, esquinas e cantos, nossos poemas e contos”  realidade.

 

A viagem de estudos para Paraty_RJ- 2014 começou em sala de aula, nas aulas de leitura e produção de texto da professora Patrícia Peres Ferreira Nicolini. Os alunos do 9º ano M1 e 9º ano M2 conheceram os gêneros textuais poesia, conto e crônica e foram convidados a sensibilizarem o olhar, enxergarem a realidade como algo novo, algo nunca antes visto.

 

Com várias ideias em mente, eles embarcaram nesta aventura histórica literária pelas ruas do Centro Histórico e pelas praias paradisíacas de Paraty. Cada canto e esquina, cada janela e porta pareciam ter vida própria, um festival de sensações.

 

Um jeito poético de ver a realidade. É justamente isso que o leitor encontrará nestas páginas, todo frescor de olhares juvenis, toda expectativa de quem contempla “o novo”, toda poesia e beleza de Paraty pela ótica dos alunos do 9ºM1 e 9ºM2 do Centro Educacional São Camilo- ES.

 

Esta coletânea de poemas, contos e crônicas reúne as melhores experiências da viagem de estudos para Paraty _ RJ vivenciadas por nossos queridos alunos. Nesta coletânea, história e literatura se alinham em um trabalho significativo que marca a transição desses jovens para novos desafios.

 

Parabéns aos alunos dos 9ºs anos por essa maravilhosa produção e parabéns à professora Patrícia Peres Ferreira Nicolini e à coordenadora Tatiana Bermond de Rezende pela organização e pela coordenação desse magnífico trabalho.