De uma escritora para futuros escritores

Postado em 23/12/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Professora Vanessa Juriatto Santos Pedroni.

Visualizado 1169 vezes.


Esse título poderia ser o vocativo de uma carta, não é mesmo?! E, como um bom vocativo, deixar, nele, o sabor da mensagem que o sucederá. Mesmo não sendo, exatamente, o vocativo de uma carta, o título foi um “chamamento” aos alunos do Projeto Teen – A HISTÓRIA DA NOSSA TURMA (6º ano) e UMA VIAGEM AO FUTURO (7º ano), quando uma das ações do Projeto foi convidar uma escritora para realizar uma palestra com o objetivo de aguçar a vontade dos alunos em escrever um livro.

 

Nesse contexto, a professora de Língua Portuguesa, Vanessa Juriatto S. Pedroni, com o apoio da Coordenadora Miria Couto, convidou a escritora capixaba Elysanna Louzada para conversar com os alunos do Projeto Teen sobre o seu fazer literário e, ainda, apresentar livros já escritos e que serão publicados.

 

Ao aceitar o convite da escola, a escritora, na conversa com os alunos, salientou vários pontos da sua biografia, tais como:

 

ELYSANNA LOUZADA nasceu em 1979, mora em Vargem Alta – ES, é casada e mãe de dois filhos. Formada em Letras-Inglês-Literatura, foi professora do Ensino Fundamental e Médio por sete anos.

 

Em 2011, publicou seu primeiro livro, Eu sou O Galo. A obra infantil foi distribuída em bibliotecas públicas e vendida através do site da autora. Com a primeira tiragem esgotada, o livro foi reimpresso e está disponível também em E-Book.

 

Em 2013, participou de uma coletânea de contos, Amores Impossíveis, e lançou, na Bienal Internacional do Rio de Janeiro, o primeiro volume da trilogia, Herdeiros do Trono.

 

No final de 2013, assinou contrato com a Editora Seleções Reader´s Digest para escrever quatro contos que integrarão uma coletânea intitulada Grandes História da Bíblia, cujo lançamento está previsto para o início de 2015.

 

Em abril de 2014, lançou o segundo volume da sua trilogia, Círculo de Fogo, na Livraria Logos do Shopping Vitória-ES. Em junho 2014 lançou o romance Uma Lição de Amor em formato E-Book na plataforma Kindle. Em menos de dois meses de lançamento o romance já figurou em primeiro lugar na Veja on-line entre os Mais Vendidos.

 

Em julho de 2014 foi homenageada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo com a Comenda Rubem Braga.


Em agosto de 2014, assinou novo contrato com a Editora Seleções Reder´s Digest, dessa vez para escrever três livros da série Histórias Bíblicas para Crianças.
Ainda em agosto lançou o romance Uma Lição de Amor em formato físico.
Atualmente, a autora também começou a escrever o terceiro volume da Trilogia Herdeiros do Trono

 

Além dessas informações, Elysanna falou sobre as etapas do fazer literário e deu dicas sobre o processo de escrita de um livro, como, por exemplo, o fato de iniciar pela sinopse, o que foi surpresa para os alunos, visto que o produto final do Projeto Teen é um livro.

 

Elysanna Louzada afirmam, no marca-página que costuma distribuir em suas palestras, que LER É TÃO GOSTOSO QUANTO UM BRIGADEIRO e, nesse viés, a escola evidenciou as afirmações da escritora com a distribuição de brigadeiros no encerramento de sua palestra. Foi um momento de descontração e aprendizado.

 

O Centro Educacional São Camilo agradece à escritora pela disponibilidade e pelo legado deixado aos alunos e aos professores, e, na oportunidade, encerra com uma reflexão escrita por uma das inspirações de Elysanna Louzada: “Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes.”C.S.Lewis.