Educação Financeira = realização de sonhos

Postado em 16/12/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Professora Mariene Carolino.

Visualizado 1027 vezes.


Este ano os alunos do 4º ano do Centro Educacional São Camilo foram apresentados à Metodologia DSOP. Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar foram os quatro pilares presentes, não só nas aulas de Educação Financeira, mas no cotidiano de nossos alunos.

 

Em nossas aulas, eles receberam dicas de como o dinheiro que ganhavam de seus pais, em mesadas ou em “pequenos serviços prestados”, poderia realizar sonhos. A partir de então, eles foram orientados a fazer esse dinheiro render, e como motivação principal, tiveram que idealizar um sonho coletivo e outro solidário.

 

No sonho coletivo, eles decidiram passar uma manhã se divertindo. Para isso, foi necessário verificar orçamentos, pedir descontos, fazer ajustes e, com a ajuda de seus professores e da Coordenadora Thaís, decidiram o local, a alimentação e os brinquedos que estariam no local à disposição deles.  No sonho solidário, decidiram comprar brinquedos e materiais escolares para doarem a uma família carente e a um projeto social, respectivamente.

 

Para a realização desses sonhos, durante o ano letivo, os alunos foram orientados a poupar uma pequena quantia de seus recursos, além de aderirem a campanhas de conscientização ambiental que acabaram gerando lucro para a turma, como separar o óleo usado, que seria descartado em suas residências, para a feitura de sabão, assim como guardar as latinhas de refrigerantes.

 

Na data combinada, alunos do curso de Química, do Centro Universitário São Camilo, vieram à escola e ensinaram a receita do sabão. O sabão produzido por eles foi vendido, juntamente com as latinhas, e a renda foi para o cofre da turma. Para garantir que os sonhos fossem realizados, nas aulas de Arte, eles se envolveram na releitura de telas de pintores famosos que foram leiloadas.

 

Essas atitudes garantiram, não só a realização dos sonhos planejados, como também puderam realizar, ainda, uma confraternização de fim de ano em uma pizzaria da cidade.

 

Muito mais que diversão, nas aulas de Educação Financeira, eles aprenderam que, com planejamento e atitudes, muito do que se sonha pode ser realizado. E, além de se sentirem felizes com as conquistas obtidas, fizeram outras pessoas felizes também, comprovando que essas letras, DSOP, podem e devem fazer parte de todas as fases da vida.