Fotografia e Pintura: "Olhar, Contemplar e Repensar

Postado em 03/12/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Professora de Língua Portuguesa, Patrícia Peres.

Visualizado 891 vezes.


Os alunos dos 9ºs anos realizaram uma exposição  muito criativa com releituras de quadros famosos através da fotografia. O trabalho foi embasado com o estudo do Bloco 03 “Imagens de Imagens”, do módulo de Artes, nas aulas da professora Patrícia Peres Ferreira Nicolini.

 

Nessas aulas, os alunos aprenderam o conceito de releitura e apropriação. Mostrando também ao aluno que a fotografia e pintura estão sempre se relacionando de alguma forma, o objetivo não era copiar apenas as pinturas, mas que os alunos realizassem uma releitura contemporânea das expressões, dos objetos, das cenas... O produto final desse bloco foi de uma qualidade fantástica.

 

Reveja o conceito de releitura:

 

"Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste, sim, na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa."

            

As releituras foram exibidas em uma exposição “Olhar, contemplar e repensar” junto à fotografia havia a cópia impressa da obra original.