Seminário de Estudo: Aprendendo com o passado para transformar ações no presente

Postado em 09/12/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Professora Mariene Carolino.

Visualizado 1023 vezes.


No dia 27 de outubro, os alunos dos 4º anos M1 e V1, do Centro Educacional São Camilo, realizaram seu seminário da viagem de estudo a Venda Nova do Imigrante.

 

Na ocasião, fizeram um passeio pela história do Brasil, relatando fatos desde a chegada dos portugueses até aos dias atuais, mostrando aos presentes o quanto é importante entendermos a contribuição de índios, brancos (portugueses e imigrantes) e negros na formação da cultura brasileira.

 

Ao tocarem as músicas Pindorama e a paródia criada pelo professor de música, Alex, sobre os acontecimentos de nossa viagem, nossos alunos mostraram o quanto tiveram empenhados no sucesso de nosso seminário. Além disso, apesar do nervosismo esperado, eles deram um “show” ao representarem com tamanha propriedade as personagens do passado.

 

Ressaltamos que, em nosso seminário, não relatamos somente conhecimentos sobre o passado da história do Brasil. Os aprendizados adquiridos em Educação Financeira e Educação Tecnológica também foram mencionados, tornando nosso evento ainda mais completo.

 

Para finalizar, foi proporcionado um momento para que os pais pudessem arrematar, em um leilão, as releituras de pintores famosos como Ivan Cruz, Tarsila do Amaral e Romero Brito, realizada por nossos alunos. Essa atividade  foi desenvolvida nas disciplinas de Arte e Educação Financeira, visando à realização de mais um sonho coletivo, proposto nas aulas de Educação Financeira.

 

Enfim, nossos alunos tiveram um momento especial, ao lado de pessoas mais que especiais, suas famílias, sempre presentes, apoiando suasatividades e dando a elas um significado também especial.