Uma Tarde Secreta

Postado em 01/12/2014 por Renata Rizo Terra .

Com informações de Professora de Língua Portuguesa, Dorcelina Julião.

Visualizado 1374 vezes.


Os textos de diferentes gêneros: teatral, narrativa ficcional e diálogo têm sido assunto estudada pelos alunos do 4º V¹ neste encerramento do ano letivo.

 

A Narração é uma modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, ocorrido num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. O tempo verbal predominante é o passado que, por sua vez, prepondera nos gêneros: contos, fábulas, crônicas, novelas, romances, dentre outros.  Tais características se fazem presentes na obra de Frances Hoggson Burneet: “O jardim secreto”, adaptado pela escritora brasileira, Ana Maria Machado, trabalhada com os alunos pela professora de Língua Portuguesa, Dorcelina Julião.

 

Além de oportunizar o trabalho em equipe, proporcionando situações desafiadoras para que possam interagir com os demais de forma harmoniosa, respeitosa e pela troca de experiências, a professora propôs um desafio aos seus alunos: “Transformar” obra literária, que antes vinha sendo trabalhada em forma de oficina de leitura e escrita nas aulas semanais de biblioteca, em Arte, por meio do Teatro e da Coreografia.  

 

Desta forma, os alunos do 4ºV¹ fizeram a abertura da Feira Literária do Centro Educacional São Camilo que contou com a participação dos alunos e professores do Fundamental I e II, das bibliotecárias, como também, dos pais que vieram prestigiá-los. 

 

Foi uma brilhante “tarde secreta”, recheada de emoção para quem assistiu. Por meio do teatro e da coreografia, os alunos conseguiram transmitir toda a beleza da obra e comoção dos telespectadores que os assistiram.

        

A professora gostaria de aproveitar o espaço para mais uma vez, parabenizar seus alunos pela esplêndida atuação. “Arrasaram! Quanto orgulho de cada um de vocês!”